Câmara de Gaia incentiva uso de veículos eléctricos

Foto
Marco António Costa considerou que Vila Nova de Gaia está a dar o exemplo Foto: PÚBLICO (arquivo)

Como contrapartida, a autarquia de Gaia vai receber quatro viaturas movidas a energia eléctrica, destinadas a integrar a frota do município, por cada centro auto-eléctrico instalado no concelho.

O vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, diz que a iniciativa visa incentivar a utilização privada de veículos eléctricos, mas também contribuir para a procura de "soluções portuguesas", ao nível dos equipamentos, que possibilitem a construção em vila Nova de Gaia de linhas de transportes públicos constituídas por veículos movidos a electricidade.

O presidente da Prio Energy SA, Carlos Martins, apontou os "custos reduzidos" de mobilidade e manutenção como vantagens da utilização de veículos eléctricos, a que acrescentou a progressiva diminuição do custo de compra, como que pensa que virá a acontecer.

O autarca Marco António Costa considerou que Vila Nova de Gaia está a dar o "exemplo", concretizando o proposto no Plano Municipal da Sustentabilidade. Assim, o executivo camarário espera que os dez centros previstos naquele plano estejam instalados até 2012. A medida faz parte deste plano, que se propõe reduzir em 25 por cento as emissões de CO2 no concelho.