Torne-se perito

Boas práticas de apoio à família distinguem 17 municípios

O prémio é simbólico, mas fica a distinção. Na quarta-feira, 17 câmaras municipais receberão uma bandeira verde que poderão juntar às suas próprias insígnias por serem consideradas familiarmente responsáveis. Por outras palavras, todas estas câmaras adoptaram medidas que a Associação Nacional de Famílias Numerosas (ANFN) classifica como "boas práticas" de apoio à família.

A iniciativa já vai na segunda edição e resulta de um inquérito feito a nível nacional pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado no âmbito da ANFN, ao qual responderam 66 dos 308 municípios do continente e regiões autónomas. Águeda, Angra do Heroísmo, Cantanhede, Coimbra, Évora, Montijo, Oeiras, Póvoa de Lanhoso, Santarém, Sintra, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Vila de Rei, Vila Real e Vila Real de Santo António são os municípios que passarão a ostentar a bandeira verde "Autarquia + Familiarmente Responsável 2010".

Segundo a ANFN, entre os factores de ponderação para a atribuição dos prémios estiveram critérios como medidas de apoio à maternidade e paternidade, a famílias com necessidades especiais, mas também as políticas locais de transportes, habitação, cultura e lazer. Por outro lado, foram também avaliadas práticas adoptadas para com os funcionários que facilitam a conciliação entre a actividade laboral e a família.

Apostado em assumir "um papel importante no contexto da economia familiar, mas também no combate ao envelhecimento e desertificação", o Observatório, que conta entre os seus membros com as deputadas Rosário Carneiro e Margarida Neto, encontra neste projecto um incentivo à "criação de emprego, aumento do espírito de iniciativa, dinamismo e estabilidade social". "O reforço dos apoios às famílias numerosas é fundamental para a construção de um país mais próspero e sustentável em termos sociais e económicos", defende Ana Cid Gonçalves, que integra também o Observatório.

Na primeira edição foram premiadas treze autarquias, nove das quais voltam a ser vencedoras este ano. A sessão de entrega dos prémios está marcada para quarta-feira, no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra.

Sugerir correcção