Paulo Bento confirmado como novo seleccionador

Foto
O contrato de Paulo durará até 2012 Rui Gaudêncio (arquivo)

Paulo Bento vai ser o novo seleccionador nacional de futebol, sucedendo a Carlos Queiroz.

A notícia foi confirmada ao PÚBLICO, após a reunião desta tarde entre o ex-treinador do Sporting e Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“Faltam apenas limar algumas arestas nas negociações para que Paulo Bento possa ser anunciado como novo selecionador”, disse à Lusa uma fonte federativa.

Esses pormenores estão relacionados com a composição da equipa técnica, o lote dos treinadores que irão fazer parte de toda a estrutura do futebol da FPF e ainda com o âmbito das funções de Paulo Bento, que pode ou não abarcar todo o futebol, desde os escalões de formação à seleção principal.

Bento, de 41 anos,deverá ser acompanhado por três dos colaboradores que estiveram com ele no Sporting: Leonel Pontes (adjunto), João Aroso (preparador físico) e Ricardo Peres (treinador de guarda-redes).

A direcção da FPF tem uma reunião marcada para amanhã às 15 horas, que servirá para ratificar o nome do novo seleccionador, que chegou hoje a acordo com Gilberto Madaíl. Só depois deste encontro é que Paulo Bento deverá ser apresentado como novo seleccionador.

Paulo Bento inicia funções de imediato, dirigindo já Portugal frente à Dinamarca (8 de Outubro, no Estádio do Dragão) e à Islândia (a 12 de Outubro, em Reiquejavique). O contrato terminará em 2012.

Depois de ter iniciado a carreira de treinador nos juniores do Sporting, em 2004-05, Paulo Bento assumiu no decorrer da época seguinte o comando da equipa sénior leonina, que dirigiu durante praticamente quatro épocas completas.

Saiu do Sporting em Novembro do ano passado, sendo desde então um treinador livre.

Em quatro anos ao serviço do clube de Alvalade, conseguiu quatro segundos lugares na Liga, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

Como jogador Paulo Bento alinhou 35 vezes pela selecção nacional, tendo encerrado a carreira internacional após o Mundial 2002.

Notícia actualizada às 17h23
Sugerir correcção
Comentar