Judo: Telma Monteiro é vice-campeã do mundo

Foto
Telma Monteiro acabou por perder a 23 segundos do final do combate Issei Kato/Reuters

A portuguesa Telma Monteiro conquistou hoje a medalha de prata no Campeonato do Mundo de judo, a decorrer em Tóquio, no Japão, na categoria de menos de 57 quilos, depois de perder na final frente à japonesa Kaori Matsumoto.

Telma Monteiro, de 24 anos, teve um desempenho excepcional nos Mundiais de Tóquio, tendo vencido cinco combates, acabando por ceder a 23 segundos do final do último.

Segunda do ranking mundial na categoria, a judoca de Almada venceu sucessivamente Thi Lan Nguyen (Vietname), Ekaterina Melnikova (Rússia), Ioulietta Boukouvala (Grécia), Sabrina Filmoser (Áustria), fechando com uma derrota com a judoca da casa.

A atleta do Benfica repete, assim, as medalhas de prata que tinha alcançado nos Mundiais de 2007 (no Rio de Janeiro) e 2009 (em Roterdão). O currículo de Telma nos Campeonatos do Mundo de seniores inclui ainda uma medalha de bronze em 2005, no Cairo.

Já João Pina, outra das grandes esperanças portuguesas de chegar ao pódio, perdeu na terceira eliminatória com o holandês Dex Elmont. Nas rondas anteriores, o actual campeão europeu tinha batido o turco Sezer Huysuz e o azerbaijano Renat Mirzaliyev.

Sugerir correcção
Comentar