Centro Educativo das Antas está pronto

Foto
O centro educativo está situado na Rua da Renascença Portuguesa, atrás da Torre das Antas joÃo guilherme

Investimento de 1,8 milhões de euros vai permitir que todos os estabelecimentos que constituem o Agrupamento de Escolas das Antas passem a funcionar normalmente

Este ano já não haverá crianças a ter aulas na biblioteca da Escola Básica do Monte Aventino, nem será necessário fazer desdobramento de horários na Escola Básica de Montebello. O motivo para esse regresso à normalidade de funcionamento, no Agrupamento de Escolas das Antas, é a abertura do centro educativo com o mesmo nome. Ontem, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, foi conhecer estas novas instalações, cuja cor verde não as deixa passar despercebidas.

Fica na Rua da Renascença Portuguesa, nas traseiras da Torre das Antas, e vai receber, já este ano, cerca de 150 crianças do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar. Por ocupar ficam cerca de 100 vagas, uma vez que a capacidade do novo estabelecimento de ensino é de 250 alunos (50 dos quais do pré-escolar), explicou a directora do agrupamento, Conceição Sousa.

Ao contrário do que acontece um pouco por todo o país, o Centro Edu- cativo das Antas não nasce para substituir uma escola encerrada. "Esta escola vai complementar a de Montebello, que não tem um número de salas suficiente", explicou Rui Rio.

O número de crianças que frequentavam aquela escola obrigava ao desdobramento de horários, havendo alunos que apenas tinham aulas de manhã e outros que só frequentavam a escola à tarde. No novo espaço, os pais sabem que os seus filhos estarão ocupados (com aulas e actividades de enriquecimento curricular) desde pouco depois das 8h até às 17h30. Conceição Sousa adianta que está mesmo a ser estudada a possibilidade de a escola permanecer aberta até às 18h30.

Rui Rio defendeu que isto "vai melhorar a qualidade de vida das famílias". E este é apenas um dos motivos pelos quais a educação tem de continuar a ser um foco de investimento, avisou o autarca. "Mesmo com todos os constrangimentos orçamentais, o investimento na educação deve sempre ser feito, por isso, hoje devemos estar satisfeitos", disse.

O Centro Educativo das Antas representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros.

Sugerir correcção