Uma ementa para o futuro

Carne

Feita a partir de células que dão origem ao músculo chamadas mioblastos. Os investigadores conseguem multiplicar estas células que se juntam em células musculares. Falta dar-lhes a estrutura e textura para ser um verdadeiro bife de porco.

Sorgo

Sorghum bicolor - pertence à família das gramíneas como o trigo. São alimento para animais, mas podem ser para o homem. A cana pode ser utilizada para produzir açúcar, melaço e bebidas alcoólicas. Produzida na América do Sul, sobrevive à seca durante períodos prolongados. Necessita de um terço da água utilizada para a cana-de-açúcar. Por cada cem gramas das sementes: proteínas 11,3 gramas, gorduras 3,3 gramas, hidratos de carbono 74,6 gramas, energia 339 quilocalorias.

Inhame

Dioscorea sp. - A planta parece uma espécie de vinha. A parte comestível é o tubérculo, como no caso da batata. Pode ser utilizado cozido, frito, etc. O maior produtor é a Nigéria, que em 2005 produziu 26,6 milhões de toneladas. Por cada cem gramas: proteínas um a dois gramas, gorduras 0,1 gramas, hidratos de carbono 15 a 23 gramas.

Amaranto

Amaranthus sp - Um arbusto que pode chegar aos dois metros, original do México. As sementes podem ser utilizadas como um cereal e as folhas como um legume. Várias espécies de amaranto são cultivadas na África. Por cada cem gramas: proteínas 4,6 gramas, gorduras 0,2 gramas, hidratos de carbono 8,3 gramas, energia 42 quilocalorias.

Chícharos

Lathyrus sativus - Leguminosa como a ervilha que cresce em ambientes secos. Originária do Iraque, é resistente à seca. As ervilhas podem ser cozinhadas como molho. É cultivado na Índia, Paquistão, Etiópia. Por cada cem gramas: proteínas 27,4 gramas, gorduras 1,1 gramas, hidratos de carbono 59,8 gramas, energia 1457 quilocalorias.

Sugerir correcção