Trabalhador morre nas minas de Aljustrel

Foto
A concessionária das minas vai abrir um inquérito ao acidente Foto: António Carrapato

Um homem de 31 anos morreu hoje vítima de um acidente de trabalho nas minas de Aljustrel, distrito de Beja, quando operava um tractor transportador de materiais.

O acidente ocorreu pelas 11h00 quando o homem, natural de Aljustrel, “descia a rampa de acesso à mina num ‘dumper’”, explicou o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), Jacinto Anacleto. “Alegadamente, os travões do ‘dumper’ terão falhado”, admitiu o sindicalista.

Em comunicado enviado à Lusa, a empresa concessionária das minas de Aljustrel, a Almina, apenas informa que esta manhã ocorreu um acidente mortal no complexo mineiro “envolvendo um dos seus colaboradores” e “em resultado da operação de um equipamento móvel”.

Contactado pela Lusa, o administrador delegado da Almina, Arménio Pacheco, escusou-se a avançar mais pormenores, limitando-se a dizer que a empresa vai “abrir um inquérito para apurar as causas do acidente”.

Em declarações à Lusa, o director regional do Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Carlos Graça, informou que aquele organismo “enviou de imediato uma equipa de inspectores” para o local para averiguar as circunstâncias e as causas do acidente.

Segundo Arménio Pacheco, a extracção de minério e a produção de cobre nas minas de Aljustrel recomeçaram no passado mês de Julho, “por campanhas”, pouco mais de um ano após a retoma dos trabalhos de desenvolvimento mineiro.

Sugerir correcção
Comentar