Norte com 102 novos centros escolares

Foto
Há mais 154 centros em obra

Cento e dois centros escolares novos vão abrir em Setembro na região Norte para substituir as 384 escolas do primeiro ciclo encerradas em Julho, anunciou ontem o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Carlos Lage, referiu que já foram concluídas as obras em 108 centros escolares, seis dos quais abriram ainda em 2009 e os restantes vão abrir nos próximos dias. Em obra estão ainda mais 154 centros, dos quais 20 deverão abrir até ao final de 2010 e 100 até ao fim de 2011.

"Estão a ser construídos centros escolares na região a um ritmo que considero sem precedentes", salientou, elogiando a "opção de fundo" do Governo de afectação de fundos comunitários para a reorganização e modernização da rede de escolas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Ao todo, são 298 novos centros que a região passará a ter até 2013, dos quais 291 já têm contratos de financiamento assinados com a unidade de gestão do Programa Operacional do Norte (ON.2). Estas 298 candidaturas correspondem a 282 milhões de euros de comparticipação comunitária, de um total de 400 milhões de euros de investimento elegível. Os municípios assumem os restantes 118 milhões de euros, bem como mais 50 milhões de euros de investimento extra não ilegível que decidiram fazer para melhorar a qualidade das escolas, não havendo qualquer comparticipação do Estado central. Lusa