Procura dos circuitos turísticos da STCP aumentou 43 por cento em relação a 2009

Até à primeira quinzena de Agosto, a STCP Serviços transportou 116 mil passageiros

A procura dos produtos turísticos da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) já registou este ano um aumento de 43 por cento, em relação a 2009, disse ontem à Lusa Beatriz Rangel, da STCP Serviços.

No conjunto da sua oferta, os circuitos turísticos de autocarro representam "a grande maioria da procura", tendo sido transportadas em 2009 cerca de 150 mil pessoas. "Este ano, até à primeira quinzena de agosto, a STCP Serviços já transportou 116 mil passageiros, o que corresponde a um aumento de 43 por cento relativamente a igual período do ano passado", sustentou Beatriz Rangel.

Segundo a mesma responsável, "uma parte importante dos clientes estrangeiros são espanhóis, logo seguidos dos franceses". Contudo, o turista português tem "uma expressão muito significativa durante todo o ano", acrescentou.

"O Porto apresenta um número de turistas crescente que está a movimentar a economia local", disse Beatriz Rangel, considerando que este aumento "não se justifica apenas com o reforço de voos low-cost". Em seu entender, há "um conjunto de factos" que contribuem para esta realidade, como, por exemplo, "o património lindíssimo da cidade, o rio navegável que oferece um agradável percurso entre as pontes, as visitas às caves, o incremento da vida nocturna ou a hospitalidade do povo".

Referiu que a procura de produtos turísticos da STCP apresenta grande sazonalidade, com um pico nos meses de Verão, e um mais pequeno no período da Páscoa. Em relação à época baixa, Beatriz Rangel afirmou que "o público estudantil começa a ter muita expressão que reconhece nos (...) circuitos [da STCP Serviços] uma forma interessante e lúdica de aprender a cidade". Além dos circuitos turísticos em autocarro de dois pisos, os Yellow Bus Porto Vintage, a STCP Serviços oferece também o circuito turístico em carro elétrico, o Porto Tram City Tour. Ambos funcionam durante todo o ano, com oferta acrescida durante o Verão. Oferece ainda produtos combinados com cruzeiros entre as pontes no rio Douro e visita às caves, com prova de vinhos. Os percursos incluem os principais pontos de interesse cultural da cidade.

Um dos produtos que a empresa pretende desenvolver é o Porto Vip Passport, que actualmente permite conhecer a cidade em dois dias, proporcionando "oito experiências, com tratamento VIP". "Este produto único e inovador em Portugal irá incorporar mais parceiros e direccionar-se a turistas cujo tempo de estadia seja de cerca de quatro dias", contou a responsável.

A STCP Serviços (entidade jurídica autónoma mas interligada com a STCP, SA) opera, coordena e desenvolve este negócio que é designado em termos nacionais por Yellow Bus, tendo no Porto uma designação adicional - Porto Vintage.

Sugerir correcção