TVI exige auditoria urgente ao sistema de medição de audiências

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A direcção da TVI não gostou do erro da Marktest Foto: Hélder Olho/arquivo

A TVI pediu uma auditoria urgente ao sistema de medição de audiências de televisão da Marktest, alegando existirem falhas e falta de qualidade do serviço, segundo anunciou a administração em comunicado.

A exigência surgiu anteontem na sequência de um alegado erro nas audiências relativas a sábado e publicadas pela Marktest, que, segundo a TVI, constituiu “o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de mediação de audiências de televisão em Portugal”.

Segundo referem os responsáveis da estação, “há já vários meses que a TVI vem alertando, quer a empresa Marktest, quer as entidades responsáveis pelo controlo do serviço prestado por esta (Comissão de Análise de Estudos de Meios - CAEM), das falhas que ciclicamente se detectam nos dados de audiências fornecidos”.

A “falta de qualidade do serviço prestado”, o “possível desrespeito pelas obrigações resultantes do contrato de prestação do serviço de medição de audiências” e a “dificuldade crescente da Marktest em dar cumprimento aos requisitos mínimos do sistema de medição de audiências” são os problemas apontados pela administração da estação de televisão.

A direcção do canal de Queluz sublinha que os dados de sábado são “particularmente inacreditáveis”, já que, “apesar de [a TVI] ter transmitido a primeira jornada da Liga Zon Sagres, a Marktest indica que a TVI apresenta uma quebra de 28 por cento de rating [audiência] face ao sábado anterior”.

Uma quebra que a TVI contesta, considerando também “inexplicável” que, nos primeiros dados fornecidos pela empresa de audimetria, “não surgisse nenhum programa da TVI no Top 15 dos programas mais vistos do dia”.

Os valores indicados pela Marktest foram, entretanto, corrigidos após uma reclamação da TVI, tendo a empresa de estudos de mercado referido a existência de um “erro”.

Face à situação, a TVI defende a urgência de realizar uma auditoria ao processo de medição, mas também “o lançamento de um concurso com vista à selecção de um novo sistema de medição de audiências em televisão”.

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