Sismo de magnitude 7,5 obrigou população de Vanuatu a fugir para as colinas

As autoridades de Vanuatu, na Melanésia, a nordeste da Austrália, avisaram hoje a população de que deveria dirigir-se a lugares mais elevados, como medida de precaução, depois de um sismo de magnitude 7,5 ter originado um pequeno tsunami.

“Dissemos às pessoas para irem para as colinas, se bem que ainda não temos notícia de estragos. É apenas à cautela”, explicou à Reuters, em Port Vila, capital do país, o sargento da polícia Risa Fret.

“Não sentimos nada”, acrescentou, apesar da forte magnitude do sismo registado a cerca de 46 quilómetros da cidade (eram 06h24 em Lisboa). E o Centro de Aviso de Tsunamis do Pacífico não considerou necessário lançar um aviso para toda a área do Oceano.

“Observou-se em Port Vila uma amplitude das ondas da ordem dos 23 centímetros”, disse aquele centro, que admitiu que amplitudes maiores viessem ainda a ser observadas ao longo da costa, perto do epicentro do fenómeno, onde todos estiveram de alerta durante duas horas.

O Governo do vizinho território francês da Nova Caledónia também avisou a população para estar vigilante, uma vez que vive nas proximidades do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, centro de uma grande actividade sísmica, devido à constante fricção entre as placas geológicas.

Sugerir correcção
Comentar