Naide Gomes repete medalha de prata

Foto
Naide Gomes fez o melhor salto a 6,92m Dominic Ebenbichler/Reuters

Naide Gomes conquistou a medalha de prata no salto em comprimento dos Europeus de atletismo, com 6,92 metros, a mesma marca da nova campeã europeia, a letã Ineta Radevica, que fez um segundo melhor salto (6,87m contra 6,68m da portuguesa).

A atleta do Sporting repete, assim, o segundo lugar de há quatro anos, em Gotemburgo, dando a 22.ª medalha a Portugal em Europeus ao ar livre.

Naide abriu a final com um salto de 6,64 metros e, à segunda tentativa, conseguiu 6,68 metros.

Só que, numa final em que teoricamente as russas eram as adversárias mais perigosas, foi do Báltico que chegou a principal concorrência: a letã Ineta Radevica saltou a 6,87m à segunda tentativa, assumindo a liderança da final.

Naide puxou então dos galões e fez a sua melhor marca pessoal do ano, com um salto a 6,92 metros (no quarto ensaio, depois de um nulo). Só que, mais uma vez, Radevica mostrou estar no topo da sua forma, igualando os 6,92 metros de Naide e batendo o recorde nacional da Letónia.

Com as duas atletas empatadas no melhor registo, o segundo melhor salto era o critério de desempate e aí a vantagem recaía para a letã, que tinha 6,87m contra 6,68m da portuguesa. No penúltimo salto, Naide fez um nulo e no último parou a meio, ficando-se pelos cinco metros.

A medalha de bronze ficou para a russa Olga Kucherenko, com 6,84m.

Notícia actualizada às 20h37
Sugerir correcção
Comentar