Saramago e Drummond em vez de Lou Reed

Foto
José Saramago

Uma homenagem a José Saramago com a apresentação de excertos e cenas inéditas do documentário José & Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, seguida de uma conversa com o realizador português e um tributo a Carlos Drummond de Andrade com uma leitura de Alguma Poesia, o seu primeiro livro de poemas, publicado há 80 anos, são as sessões que irão substituir a de Lou Reed, que cancelou à última hora a sua participação na 8.ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). O festival acontece de 4 a 8 de Agosto e foi já depois dos bilhetes para a sua sessão de dia 7 estarem vendidos e esgotados que, por motivos pessoais, o músico norte-americano cancelou a sua ida ao Brasil.

O realizador português Miguel Gonçalves Mendes filmou durante três anos a vida do escritor português (que morreu no dia 18 de Junho) e da sua mulher, Pilar del Río (que disse este fim-de-semana ao jornal O Globo que já pediu a nacionalidade portuguesa). O documentário está em pós-produção e tem estreia prevista para Novembro deste ano. O público da FLIP poderá participar na conversa dirigida pelo escritor e jornalista Arthur Dapieve com o realizador do filme.

Na sessão de leitura e homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade participam os poetas Antonio Cicero, Ferreira Gullar (Prémio Camões 2010), Chacal e Eucanaã Ferraz. I.C.

Sugerir correcção