Torne-se perito

Deputado socialista avança com candidatura a Belém para evitar vitória de Cavaco Silva

Foto
Moura diz que conversou com Sócrates e também com Mário Soares NÉLSON GARRIDO

Defensor Moura, ex-presidente da câmara de Viana do Castelo, apresenta-se como candidato à Presidência da República, no próximo dia 28

É assumidamente uma candidatura individual que quer sobretudo evitar uma vitória de Cavaco Silva logo na primeira volta das presidenciais. Defensor Moura, deputado do PS, 64 anos, confirmou ontem a sua entrada na corrida a Belém. A apresentação oficial está marcada para dia 28, em Viana do Castelo, terra natal do socialista. Entre as razões que levaram o deputado a avançar para Belém, mesmo quando já foi declarado o apoio oficial do PS a Manuel Alegre, o ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo alega existir um espaço por preencher. "O centro esquerda tem uma área política que não está coberta pelo Manuel Alegre, refém da extrema-esquerda."

Defensor Moura assume que o objectivo da sua entrada na corrida a Belém é "tirar votos à direita para que haja uma segunda volta". Questionado sobre se a sua candidatura não irá retirar votos a Manuel Alegre e a Fernando Nobre, o deputado respondeu negativamente. "Tenho uma carreira académica, uma vida política longa. Vou buscar votos a outra área que não o Manuel Alegre e o Fernando Nobre para evitar que haja na primeira volta uma vitória da direita", disse.

Assumindo-se como um candidato "independente", Defensor Moura revelou que teve oportunidade de conversar com José Sócrates, enquanto secretário-geral e líder do PS, durante a fase em que esteve em reflexão, mas que não lhe comunicou previamente a decisão final de avançar com a candidatura que terá de recolher 7500 assinaturas nos próximos dois meses.

Também falou com Mário Soares, numa conversa ocasional, quando o encontrou na homenagem ao ex-Presidente da República, em Arcos de Valdevez, há algumas semanas atrás. Defensor de Moura, actual vice-presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e membro das comissões de Saúde e de Defesa Nacional, destacou-se nas últimas semanas na bancada socialista pela contestação aberta que manifestou à introdução de portagens nas Scut.

A sua estreia como deputado aconteceu em 1986 pelo Partido Renovador Democrático. Defensor Moura é médico, especialista em Medicina Interna e, entre outras funções, foi fundador da Federação Nacional de Dadores de Sangue e ex-presidente Distrital da Ordem dos Médicos.

Sugerir correcção