Grupo dos “ilegais” interrogados pelos serviços secretos russos

Os dez agentes secretos que foram reenviados na semana passada para a Rússia – numa troca histórica de espiões com os Estados Unidos – estão no quartel-general dos serviços externos de espionagem russos (SVR) a ser interrogados, de acordo com os media do país.

Assim que aterraram na capital russa, na passada sexta-feira, foram directamente levados para Iassenevo, distrito de Moscovo onde se encontram os SVR (agência sucessora do primeiro directorado do extinto KGB), refere a edição de hoje do diário “Moskovski Komsomolets”, citando uma fonte não identificada dos serviços especiais de espionagem.

“Para já estão a tentar explicar como é que a ‘cobertura’ deles falhou. Para clarificar todos os detalhes, os interrogatórios estão a ser feitos com recurso a todo o tipo de testes, incluindo detectores de mentiras”, explicou aquela mesma fonte. “Não são propriamente interrogatórios, no sentido estrito do termo, mas se for detectado que cometeram erros sérios serão despedidos dos SVR”, prosseguiu.

O “Komsomolets” avançava ainda que os dez espiões – que ganharam o cognome de “os ilegais”, por não serem espiões registados – devem ser libertados pelos SVR nas próximas semanas, “se o inquérito demonstrar que não cometeram falhas graves enquanto trabalhavam como agentes infiltrados nos Estados Unidos”.

Sugerir correcção
Comentar