Torne-se perito

Óbitos superiores aos nascimentos

Em Portugal o número de óbitos é superior ao de nascimentos em 5000, segundo um perfil da população portuguesa traçado pela Pordata, base de dados de Portugal Contemporâneo, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Hoje é Dia Mundial da População.

De acordo com a directora da Pordata, Maria João Valente Rosa, "Portugal apresenta-se actualmente um país envelhecido, com um crescimento populacional quase estagnado e fortemente dependente de fluxos imigratórios". A responsável explicou que, entre 1960 e 2009, Portugal apresentou sempre um saldo positivo (mais nascimentos que óbitos), excepto em 2007 e 2009.Em 2007, morreram mais mil pessoas e, em 2009, 5000.

A especialista refere que esta é uma reincidência do saldo natural negativo e lembra que se repete em apenas mais um momento único da história de Portugal: o ano de 1918, marcado com a 1.ª Guerra Mundial e pela epidemia de "gripe espanhola". Esta tendência, explicou, "tem a ver com o facto do número médio de filhos por mulher estar muito abaixo dos 2,1 filhos necessários para a substituição de gerações, situando-se nos 1,32 filhos em média. Lusa

Sugerir correcção