Tudo acabou em bem no filme de espiões russos e americanos

Foto
Os dez russos suspeitos de espionagem num tribunal americano SHIRLEY SHEPARD/AFP

Longe do clima de Guerra Fria, Washington entregou a Moscovo dez suspeitos de espionagem em troca de quatro. Viena foi o palco

A pista do aeroporto internacional de Viena, na Áustria, foi ontem palco de uma cena que já não se repetia desde os anos 80: os governos dos Estados Unidos e da Rússia procederam a uma troca de prisioneiros que envolveu dez agentes secretos russos infiltrados na vida suburbana americana, detidos há três semanas numa mega-operação do FBI, e quatro especialistas em matérias nucleares e de segurança, presos há anos pela polícia russa por suspeita de transmitirem informações de defesa à CIA e aos serviços de inteligência britânicos.

A operação, negociada em poucos dias pelo director da CIA, Leon Panetta, com os serviços secretos russos, realizou-se ao final da manhã numa zona isolada do aeroporto de Viena - a cidade dos espiões - e sob intensa segurança. Primeiro aterrou um Boeing 767 fretado à Vision Airlines, proveniente de Nova Iorque, com dez passageiros que, na quinta-feira, tinham confirmado num tribunal norte-americano terem trabalhado como espiões para o Governo russo nos Estados Unidos. Estavam detidos desde o final de Junho, acusados de conspiração para actuar ilegalmente como agente de um governo estrangeiro e de lavagem de dinheiro (uma queixa que acabou por ser retirada).

Minutos depois chegou um Yakovlev Yak do Governo da Rússia, vindo de Moscovo e transportando quatro homens que há mais de uma década cumpriam pena por alegadamente terem tentado desviar informações secretas da Rússia para os governos dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Os dois aviões posicionaram-se lado a lado e duas escadarias cobertas foram colocadas à porta para permitir a passagem de um para o outro. Ninguém conseguiu vislumbrar os prisioneiros - que, oficialmente, nem chegaram a pisar o território austríaco. Noventa minutos depois da chegada, as aeronaves já tinham voltado a levantar.

Os dez espiões residentes nos Estados Unidos, usando identidades falsas, voaram para o seu país natal. Aterraram às seis da tarde (hora local) no aeroporto Domodedovo, a sul de Moscovo. A opinião pública não os ia receber como heróis, mas o Kremlin iria garantir-lhes uma vida confortável: citando o seu advogado de defesa, as agências davam conta, por exemplo, que o Governo tinha prometido uma casa, uma pensão mensal de dois mil dólares e viagens pagas para visitas dos filhos a Vicky Pelaez, uma das espias.

Já o destino final dos quatro homens expulsos da Rússia era menos claro. O avião charter americano voou da Áustria para Brize Norton, uma base da Royal Air Force no Oxfordshire. Era possível que Sergei Skripal, um antigo agente da KGB acusado de vender informações aos serviços secretos britânicos, permanecesse no Reino Unido. Quanto aos outros três, poderão terminar exilados nos Estados Unidos.

O Departamento de Estado norte-americano justificou a extradição dos dez agentes secretos depois da interrupção e desmantelamento da rede que operava em várias cidades dos Estados Unidos e que alegadamente tinha como objectivo obter informações de carácter político.

Apesar de residirem nos Estados Unidos durante uma década, estes espiões não terão tido acesso a nenhum segredo comprometedor para o Governo norte-americano. "Não havia nenhum benefício significativo, no que diz respeito à segurança nacional, em manter estes indivíduos nas cadeias americanas durante vários anos", referiu um porta-voz daquele departamento.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo também emitiu um comunicado, explicando que a troca acontecera por "razões de natureza humanitária e com base no princípio de parceria construtiva". A nota sublinhava o "melhoramento do clima" entre os dois países e a "nova dinâmica" nas relações bilaterais - uma mensagem reforçada pelos presidentes Dimitri Medvedev e Barack Obama na sua última cimeira em Washington, dias antes de ter rebentado o escândalo da detenção dos espiões russos.

A última vez que a Rússia e os Estados Unidos trocaram prisioneiros aconteceu ainda durante a Guerra Fria, em 1986, em Berlim Ocidental. Pela ponte Glienicke, que cruzava o muro, passaram o dissidente soviético Anatoli Sharanski e três agentes ocidentais, entregues por Moscovo, e cinco espiões da União Soviética, capturados pelos Estados Unidos.

Sugerir correcção