Novo argumentista quis trazer personagem para o séculoXXI

Mulher-Maravilha muda de roupa aos 69 anos

Wonder Woman com um visual mais moderno
Foto
Wonder Woman com um visual mais moderno DC Comics/montagem PÚBLICO

A personagem de banda desenhada Mulher-Maravilha virou o armário do avesso e aparece com um novo visual para marcar o lançamento do número 600 da serie de livros de quadradinhos que protagoniza desde o início da década de 1940.

A super heroína deixou para trás o “body” de riscas e estrelas que fazia lembrar um fato de banho – inspirado na bandeira norte-americana – mais as botas altas vermelhas de cano alto, para se enfiar num fato justo moderno que inclui umas leggings azuis escuras, um blusão curto sobre um top vermelho e uns sapatos rasos mais práticos para quem anda a combater o crime.

A acompanhar esta mudança de visual, a personagem passa também por algumas mudanças na sua história, revelou a DC Comics, editora dos livros.

Este novo rumo da Mulher-Maravilha – ou Diana Prince, quando não está a combater os vilões – foi entregue nas mãos do argumentista J. Michael Starczynski, o qual sublinhou – numa entrevista ao New York Times – que estava na hora de trazer a icónica personagem para o século XXI.

“Ela tem estado presa naquele mesmo visual desde que apareceu, em 1941. Que mulher usa apenas uma roupa em mais de 60 anos?”, brincou o escritor, que criou a famosa série televisiva de ficção científica “Babylon 5” e foi o argumentista de serviço do filme “A Troca” (de 2008, realizado por Clint Eastwood, com Angelina Jolie no papel principal).

Redesenhar o visual da Mulher-Maravilha foi, por isso, uma prioridade e o objectivo era claro: “Queria torná-la mais dura e dar-lhe, ao mesmo tempo, uma sensibilidade moderna”. Para a DC Comics esta é a “primeira grande mudança na aparência [da Mulher-Maravilha] desde que o personagem foi criado”. Mas não é a primeira vez que se fazem ajustes ao guarda-roupa de Wonder Woman.

Em 1942, quando se estreia na capa de uma revista da DC, a personagem tem vestida uma saia azul com as estrelas dos EUA. Só mais tarde adoptou o "fato de banho”, que celebrizou a actriz Lynda Carter, na série televisiva dos anos 1970.

Porém, para a Mulher-Maravilha, a roupa está longe de ser a principal arma. Ela tem força, reflexos e velocidade sobre-humanas, vários poderes mágicos e a famosa capacidade para desviar balas com as pulseiras. E Diana Prince também consegue trocar as roupas civis pelas de super-heroína por magia e em escassos segundos.

Notícia corrigida às 23h58