Análise ao sangue permite prever quando mulheres vão entrar na menopausa

Foto
Análise mede a concentração de uma hormona Enric Vives-Rubio/PÚBLICO

Usando uma simples análise de sangue, uma equipa da Universidade de Medicina de Teerão (Irão) conseguiu prever quando é que uma mulher vai entrar na menopausa. O estudo será apresentado segunda-feira no encontro da Sociedade Europeia de Embriologia e Reprodução Humana, em Roma.

O teste consiste em identificar a concentração da hormona anti-mulleriana (HAM), que é produzida nos ovários. Esta molécula é responsável pelo controlo da produção de folículos nos ovários, onde está o futuro óvulo. A menopausa acontece quando as mulheres deixam de ovular, o que desencadeia uma diminuição na produção de hormonas. Isto dá-se por volta dos 50 anos.

Desde 1998 que 266 mulheres entre os 20 e os 49 anos participaram neste estudo, que continua a decorrer. A experiência faz parte de um teste maior chamado Estudo dos Lípidos e Glucose de Teerão.

“Desenvolvemos um modelo estatístico para estimar a idade da menopausa a partir de uma única análise da concentração da HAM no soro. Com este modelo, a partir desta concentração, estimamos um período de tempo médio para se dar a menopausa em mulheres que estão em diferentes momentos da sua vida reprodutiva”, disse por comunicado a investigadora Fahimeh Ramezani Tehrani.

Das 266 mulheres, 63 chegaram à menopausa entre o começo do estudo e o presente. Com esta informação, os investigadores conseguiram calcular o grau de erro do modelo. A equipa afirma que as estimativas da altura da chegada da menopausa têm uma margem de erro mínima de quatro meses, e um máximo entre os três e quatro anos. E isto em qualquer mesmo 20 anos antes do momento da menopausa.

Esta informação permitiria calcular a esperança média de vida reprodutiva, e ajudar a planear a gravidez. Se o estudo revelar que a mulher corre risco de ter uma menopausa precoce, então é melhor rever eventuais planos para ser mãe muito tarde.

Segundo Heather Currie, ginecologista e co-editora da Menopause International, revista científica editada pela Sociedade Britânica de Menopausa, já se conhecia a ligação entre esta hormona e a menopausa. “Um teste de precisão seria muito útil para mulheres que estão a ponderar adiar ter filhos, por exemplo por causa da carreira”, disse, citada pelo jornal britânico Sunday Times.

“As nossas descobertas indicam que a HAM é capaz de especificar o estado reprodutivo da mulher de uma forma mais realista do que a idade cronológica só por si”, diz Tehrani, adiantando que serão necessários estudos mais extensivos para validar este modelo.

O conhecimento da idade da menopausa pode ainda antecipar o momento em que devem ser tomadas precauções contra doenças cardíacas e a osteoporose, que estão associadas à ausência de hormonas sexuais nas mulheres.

Sugerir correcção
Comentar