Gorbatchov e Carlucci na homenagem a Soares

Foto
Arcos de Valdevez dedica um ADRIANO MIRANDA

Por videoconferência, Mikahil Gorbatchov junta-se ao debate. Frederico Mayor, Raul Morodo, Eduardo Lourenço e Manuel Carvalho da Silva também participam

Filósofos, políticos, escritores, sindicalistas e cientistas a debaterem ideias. Arte de rua, teatro, exposições e conferências. De tudo isto se fará a homenagem a Mário Soares, que até amanhã, fará convergir para Arcos de Valdevez um punhado de destacadas figuras públicas, nacionais e internacionais, para prestarem tributo ao fundador do PS e ex-Presidente da República.

Pela Casa das Artes daquela vila minhota, onde a partir das 21h30 de ontem se deu lugar ao debate, passarão durante três dias figuras como Frederico Mayor Zarogoza, Freitas do Amaral, Almeida Santos, Manuel Sobrinho Simões, Miguel Veiga, Eduardo Lourenço, António Lobo Antunes, Manuel Carvalho da Silva, Raúl Morodo, Fernando Nobre. O ex-presidente russo Mikhail Gorbatchov falará através de videoconferência e o ex-embaixador americano Frank Carlucci enviará uma mensagem escrita.

A iniciativa, promovida pela Câmara dos Arcos de Valdevez e pela Editorial Novembro, cruzar-se-á com as comemorações do centenário da República, e chama-se Concelho de Estado. Visa, anualmente, homenagear "figuras maiores da política portuguesa".

República; União Europeia; Descolonização e Geopolítica; Um futuro para Portugal são os temas que serão debatidos ao longo dos três dias. Ontem, antes da conferência na qual participou o primeiro-ministro José Sócrates, foi inaugurada a exposição Quem fez a República e Mário Soares, um princípio sem fim. E haverá ainda tempo para o descerramento da pintura Mário Soares em Arcos de Vadevez, de Mário Vitória.

Hoje, destaque para a iniciativa Tribuna dos Pequeninos, que colocará crianças do 1.º e do 2.º ciclos, em diálogo com Mário Soares, num cenário que visa representar a Assembleia da República. Um outro momento que promete estes dias está programado para amanhã. Pela manhã, serão lançados na ínsula do Rio Vez, barcos de papel com soluções para o país, escritas por cada um dos oradores convidados e pelo próprio Mário Soares.

Numa homenagem concebida a pensar no envolvimento com a população, a arte de rua assume particular destaque.

A fotobiografia do ex-Presidente da República, através de textos e fotografias, estará visível nas ruas da cidade. Um xadrez político, construído em grande escala, silhuetas dispersas pelas ruas caminhando para o evento, mantas penduradas nas varandas e um espaço de homenagem à liberdade são outras das iniciativas inscritas neste primeiro Concelho de Estado dedicado a Soares.

Sugerir correcção