Linha de Gondomar do metro ligará Fânzeres a Senhora da Hora

Foto
O metro ligará Fânzeres à Senhora da Hora em 39 minutos ANA LUISA SILVA

Veículos vão fazer percurso Fânzeres-Senhora da Hora sem transbordo, mas podem seguir para Matosinhos, Aeroporto, Maia ou Póvoa de Varzim

A empresa Metro do Porto já definiu o modelo operacional da linha de Gondomar, decidindo que o traçado Estádio do Dragão-Fânzeres vai integrar-se num novo percurso, de cor laranja e nome F. Esta ligação representa, do ponto de vista comercial, uma nova linha na rede, que ligará Fânzeres-Senhora da Hora sem qualquer transbordo.

Fonte da empresa Metro do Porto referiu à Lusa que, à saída de Fânzeres, os veículos podem, contudo, ter destinos diversos. "Partindo de Fânzeres, o destino final pode variar", salientou a fonte, acrescentando que os veículos poderão seguir para Matosinhos (Linha Azul/A), Aeroporto (Linha Roxa/E), Póvoa de Varzim (Linha Vermelha/B) ou Maia (Linha Verde/C).

O mesmo acontecerá com os destinos que partam do norte da rede do Metro (Matosinhos, Aeroporto, Póvoa de Varzim ou Maia), que poderão ir para lá do Estádio do Dragão, tendo como destino final a estação de Fânzeres. Para os passageiros, o mais importante será estar atento à indicação do destino final, presente no display do veículo e nos ecrãs existentes nos cais de todas as estações da rede.

Com dez estações, esta nova linha assume-se laranja por ser uma cor secundária que contrasta com as anteriores (já depois de esgotadas as cores primárias e introduzida a roxa). A definição do nome, neste caso F, tem um critério meramente alfabético, sabendo-se já que a próxima nova linha a abrir depois desta será a G e terá, por exemplo, a cor rosa.

Linha abre até Dezembro

Consignada em Dezembro de 2008 e em obra desde finais de Janeiro de 2009, a empreitada da Linha Laranja deverá estar concluída em Outubro para entrar em funcionamento até ao fim do ano. A obra, que envolve um investimento global de cerca de 135 milhões de euros, implica a construção de cerca de sete quilómetros em via dupla (incluindo um túnel de 900 metros). A Metro está a construir quatro parques de estacionamento em quatro das dez estações, designadamente Lourinha, Baguim, Venda Nova e Fânzeres. No total, serão disponibilizados 462 lugares, sendo que o parque de Fânzeres será o maior e terá capacidade para 211 veículos.

A empresa estima que a viagem Fânzeres-Senhora da Hora se faça em 39 minutos, enquanto o percurso Estádio do Dragão-Fânzeres demorará 18 minutos e Fânzeres-Casa da Música 31 minutos.