Inatel quer reabilitar campo até final do ano

Projecto de recuperação inclui a substituição da pista de corrida do campo e o recinto de treinos passará a ter relva sintética. Fundação procura parceiro para renovar courts de ténis

O campo de jogos do Inatel, em Ramalde, no Porto, deverá ser reabilitado até ao final do ano. A fundação está a negociar com a autarquia a divisão dos custos da obra que deverá dotar de mais condições o espaço onde se treinam, actualmente, o Boavista e o Ramaldense.

O prazo para a reabilitação do complexo de jogos do Inatel foi avançado, na reunião da Câmara do Porto da passada terça-feira, pelo vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz. Questionado sobre a situação do Ramaldense (que perdeu o seu campo de jogos ao fim de um longo processo judicial, que culminou em 2009), Feliz garantiu que o clube está satisfeito com o uso do campo do Inatel. "Aliás, está previsto um plano de requalificação de todo o complexo, que deverá ser cumprido durante este ano", disse.

Emanuel Mota, que dirige o Inatel no Porto, confirma esta informação ao PÚBLICO, apesar de acrescentar que ainda não terminaram as negociações entre a fundação e a autarquia para dividir os custos da intervenção. "Estamos a decidir os últimos detalhes de quem paga o quê, uma vez que os custos da obra deverão ser divididos entre as duas entidades", diz.

O projecto actual é bastante mais simples que um anterior, que incluía a construção de uma piscina e um pavilhão. De momento, o que está previsto é a reabilitação da pista de corrida, com a substituição do piso. As bancadas e as áreas de balneário também serão requalificadas e o campo de treino irá receber um piso sintético. Está também em cima da mesa a possibilidade de colocar iluminação artificial no actual campo de futebol de cinco, "para que possa ser utilizado depois das 18h, no Inverno", e a hipótese de criar um novo campo sintético para esta modalidade.

Renegociar protocolo

O dirigente do Inatel explica ainda que a fundação está à procura de um parceiro privado para reabilitar os campos de ténis. Caso não o encontre, essa parte da reabilitação ficará, para já, adiada.

Neste momento, o campo de treinos do Inatel é utilizado pelo Boavista, o Ramaldense e o Fonte da Moura. No próximo ano, o clube da Foz deverá juntar-se ao grupo. Emanuel Mota admite que os trabalhos de reabilitação previstos deverão interditar o campo por "um período de dois ou três meses", mas diz-se convicto de que será fácil encontrar uma solução alternativa provisória, com o apoio da autarquia.

Quanto à permanência do Boavista e do Ramaldense no terreno do Inatel, conseguida através de protocolo com a Junta de Freguesia de Ramalde, Mota diz haver toda a abertura para que o mesmo prossiga, mas mediante um novo acordo, adaptado às novas e melhores condições que o Inatel pretende oferecer.

Sugerir correcção