ADR Pasteleira quer requalificar campo em Lordelo do Ouro

Perdido o apoio do Boavista FC Clube - que, em troca da utilização do campo pelas camadas jovens, pagava a sua manutenção -, a Associação Desportiva da Pasteleira prepara-se para apresentar à Câmara do Porto um projecto de requalificação das instalações desportivas. Um projecto em que, a troco da valorização comercial de uma parte do espaço - classificado no PDM como área de equipamentos -, o clube de Lordelo do Ouro verá melhoradas as condições de trabalho, já que se aponta para a construção de três campos de relva sintética (dois para futebol de 11 e um para futebol de sete) e seis balneários.

O projecto ainda não está completamente definido, e terá ainda de ser submetido à Câmara do Porto, a dona dos terrenos, e que tem ali a funcionar inclusivamente a sede da empresa municipal Porto Lazer. Mas a perspectiva do presidente do clube, José Barbosa, é que as obras sejam feitas sem encargos para a autarquia e para o clube, que tem o direito de superfície de uma área de 26 mil metros quadrados.

Com apenas 250 sócios "pagantes", a colectividade fundada há 48 anos está, nesse momento, a gastar 1500 euros mensais com a manutenção do relvado, um valor incomportável, assume o dirigente, explicando que também não tem "400 mil contos", dois milhões de euros, para um sintético.

Na reunião desta semana da Câmara do Porto, o vereador Gonçalo Gonçalves admitiu conhecer as intenções do clube, mas notou que, de facto, ainda não foi apresentado qualquer projecto. O vereador respondia a uma questão levantada por uma moradora das imediações que foi à sede do município queixar-se do abandono e do desleixo de um terreno que faz parte da área gerida pelo Pasteleira e que confina com uma zona residencial.

Em relação a este aspecto, outro vereador da maioria, Sampaio Pimentel, prometeu enviar no próprio dia, se possível, uma brigada para limpeza do espaço. Já o presidente da Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira desvalorizou a denúncia. José Barbosa garante que o clube procede a uma limpeza daquele espaço duas vezes por ano, em Dezembro e em Julho, no final da época futebolística.

Sugerir correcção