Festa na Baixa junta 113 instituições do Porto para quatro dias de animação cultural

A partir de amanhã, e até sábado, o Centro Nacional de Cultura tenta promover o encontro dos portuenses com a cidade

Dias depois de Serralves em Festa, e enquanto nos Aliados se celebra o livro, com a respectiva feira, a Festa na Baixa assumiu-se como um novo momento de dinamização da vida cultural da cidade do Porto. Já a partir de amanhã, e até sábado, 113 instituições públicas e privadas, coordenadas pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), pretendem promover o "encontro das pessoas com a cultura". No meio da rua, em alguns casos.

Realizada em Maio, no ano passado, a quinta edição da Festa na Baixa acaba por surgir este ano num mês de Junho carregado de eventos, já que ainda decorre a Feira do Livro e a cidade está a dias de entrar no lado mais popular deste ciclo festivo, com o São João. Ainda assim, Eduardo Oliveira Fernandes, o responsável pelo núcleo do Norte do CNC, vê estes quatro dias de animação - nos quais haverá música, exposições, visitas guiadas e outros eventos, muitos deles parte da programação regular das instituições participantes - como um "quebrar da rotina".

Com umas "escassas dezenas de milhares de euros", o CNC montou um programa ecléctico, que arranca com um momento poético-musical no átrio da Câmara do Porto, amanhã, pelas 18h00, e termina no sábado com A História de Inês de Castro, um concerto ilustrado (música e pintura) no pátio do jardim da Cooperativa Árvore. Pelo meio, destacam-se ainda duas das visitas guiadas (ver caixa) e um debate sobre O Pensamento Filosófico-Político do Republicanismo no Porto, com Afonso Rocha, da Universidade Católica, na sede da festa, este ano "montada" no palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto.

"Este evento desmistifica a ideia de que a cultura é uma coisa de elites. A cultura deve ser um acto normal da vida", defendeu Oliveira Fernandes, destacando que proporcionar às pessoas a oportunidade de gozar a cidade "é já em si um acto de cultura". Daí a aposta nos percursos pedonais, à qual não escapa o Coral Mille Voci, que na quinta-feira, a partir das 19h30, vai percorrer a zona entre a Igreja dos Clérigos e a Estação de São Bento interpretando temas de vários autores, com destaque para Lopes Graça.

Sugerir correcção