D. Anacleto Oliveira é o novo bispo da Diocese de Viana

A Santa Sé anuncia hoje a nomeação de D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira como novo bispo da Diocese de Viana do Castelo. Até agora auxiliar do Patriarcado de Lisboa e titular de Aquae Flaviae, D. Anacleto Oliveira sucederá a D. José Augusto Pedreira, que completou 75 anos de idade, limite estabelecido pelo Direito Canónico para o desempenho destas funções. O quarto bispo de Viana, a diocese mais recente do país, com apenas 33 anos, foi precedido no cargo por D. Júlio Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho.

D. Anacleto Oliveira tem 64 anos e nasceu na freguesia de Cortes, Leiria. Recebeu a ordenação episcopal no Santuário de Fátima, em 2005. Tem três licenciaturas: em Teologia Dogmática; em Ciências Bíblicas (ambas pela Universdiade Gregoriana, de Roma); e em Letras (pela Universidade de Coimbra). Doutorou-se em Exegese Bíblica na Alemanha, onde chegou a ser capelão de emigrantes portugueses. Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa.

A data de tomada de posse do novo bispo de Viana ainda não é conhecida. De saída, está D. José Pedreira, que em 1997 rendeu D. Armindo Lopes Coelho, que então passou a bispo titular do Porto. A construção da Casa de Acolhimento de Sacerdotes Idosos foi a obra emblemática de D. José Pedreira.Andrea Cruz

Sugerir correcção