China diz que o mundo deve continuar alerta para evitar uma nova crise

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse hoje que o mundo deve continuar em alerta para não voltar a mergulhar numa crise, com os problemas orçamentais europeus a fazerem surgir novas dificuldades.

“Há quem diga que a economia mundial já está a crescer e que podemos parar com as medidas de apoio, mas considero essa avaliação demasiado prematura”, disse Wen Jiabao num discurso perante o patronato japonês, em Tóquio, onde se deslocou para uma vista oficial de dois dias.

Segundo explicou, o crescimento mundial regressou, mas “a um ritmo muito lento”, e permanecem “numerosas incertezas”.

“A crise da dívida nalguns países europeus poderá impedir a retoma económica na Europa” e “a taxa de desemprego nos EUA não baixa”, sublinhou o primeiro-ministro chinês.

A China é a terceira maior economia nacional do mundo, estando em vias de ultrapassar o Japão, e poderá ver as suas exportações para a Europa a serem afectadas negativamente pelos problemas orçamentais e económicos de vários países da zona euro.

“Devemos preparar-nos para as dificuldades”, preveniu Jiabao, acrescentando: “A China vai continuar alerta e tomar as medidas com calma”, a fim de “evitar uma nova descida” do crescimento.

O primeiro-ministro da China participa em Tóquio na cimeira anual Japão-China, com o seu homólogo japonês, Yukio Hatoyama.

Sugerir correcção
Comentar