Suspenso leilão com fotografias de Henri Cartier-Bresson

Foto
A fotografia "Derrière la Gare Saint-Lazare" está nos lotes suspensos DR

A leiloeira Soler y Llach, de Barcelona, decidiu suspender o leilão de um terço dos lotes que pretendia pôr à venda com fotografias de Henri Cartier-Bresson. A decisão surgiu depois da fundação com nome do fotógrafo, um dos principais fotojornalistas do século XX, ter defendido que 66 das imagens em leilão não poderiam ser vendidas por se tratar de “fotografias de imprensa e com assinaturas falsas”.

A Soler y Llach tinha anunciado um leilão, a decorrer amanhã, com peças de Cartier-Bresson e de Agustí Centelles, outro dos grandes nomes do fotojornalismo. No catálogo estavam 174 lotes com objectos de Cartier-Bresson, mas a leiloeira decidiu entretanto suspender a venda de perto de 60, como explicou o director do departamento de fotografia da Soler y Llach, citado pela edição online do "El Mundo".

A decisão foi a resposta às "pressões" da Fundação Cartier-Bresson sobre a leiloeira, que, segundo Juan Naranjo, já se verificaram noutras ocasiões, nomeadamente a propósito de um outro leilão em Nova Iorque. No entanto, esta é a primeira vez que um leilão é suspenso após uma intervenção da fundação.

"Pensámos sobretudo nos nossos clientes e na imagem da leiloeira e no seu departamento de fotografia, criado recentemente", disse o responsável, ao justificar a decisão de suspender o leilão. Juan Naranjo sublinha que se trata de uma decisão temporária, em vigor até que fiquem esclarecidas as dúvidas legais. "Reservamo-nos o direito de actual legalmente contra a fundação", acrescentou.

Naranjo considerou "estranhos" os argumentos utilizados pela Fundação Cartier-Bresson, relembrando que "há dois anos, quando se expuseram as mesmas fotografias [agora contestadas] em Valls, a fundação tinha conhecimento e a imprensa elogiou a exposição".

Nos lotes suspensos estão algumas das imagens mais emblemáticas da carreira de Cartier-Bresson, como "Derrière la Gare Saint-Lazare" (1932) ou "Rue Mouffetard" (1955).

Sugerir correcção
Comentar