No Porto, o Andante anda sozinho na carteira

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) existe um único cartão, chamado Andante, que permite utilizar o metro do Porto, os autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e os comboios da CP. O utente pode carregar o cartão Andante com viagens avulsas ou adquirir um passe mensal. O que varia são as zonas, consoante a distância que se pretende percorrer, e não o tipo de transporte pretendido.

Em Fevereiro último, o cartão Andante evoluiu, permitindo uma funcionalidade (Clikz) de que não dispunha antes. Num mesmo cartão é agora possível carregar viagens, por exemplo, de zona 2 e de zona 3. Antes desta novidade, as pessoas precisavam de um cartão para cada zona, o que obrigava a andar com vários cartões Andante na carteira.

A fiscalização é uma presença assídua, principalmente nas carruagens da Metro do Porto. Por isso é determinante que o utente valide sempre a viagem que vai fazer. Desta forma, é possível contabilizar quantos utentes utilizam metro, autocarro ou comboio e, em consonância, fazer-se a distribuição do apoio financeiro estatal às diferentes entidades envolvidas no sistema: CP, Metro do Porto e STCP. Praticamente metade das 181,6 milhões de viagens efectuadas em 2009 pelos utilizadores de transporte público na AMP foram realizadas com recurso ao cartão Andante. Aníbal Rodrigues

Sugerir correcção