Torne-se perito

Estado compra simulador para treino de novos tanques

Foto
Exército vai ser reequipado com os novos Leopard MANUEL ROBERTO

Sistema de treino para tripulantes dos Leopard deverá estar disponível para os militares nos finais do ano e custa 900 mil euros

O Estado português vai gastar perto de 900 mil euros num simulador para treino das tripulações dos novos carros de combate do Exército, os Leopard. De acordo com o Diário da República do dia 30 de Abril, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, adjudicou a "aquisição de um sistema de equipamento de treino vídeo para carros de combate Leopard 2A6, no valor global de 885 mil euros, montante este devidamente cabimentado conforme declarações de cabimento das quantias de 852 mil euros e de 200 mil euros, emitidas pelo Comando da Logística do Exército, de 23 de Fevereiro de 2010."

O sistema virtual servirá "para promover o treino dos membros da tripulação do CC Leopard II A6, reduzindo-se assim os custos", explicou ao PÚBLICO o Ministério da Defesa através do gabinete de comunicação do ministro. O simulador vai ser adquirido ao Estado holandês, que vendeu igualmente os 37 carros de combate que substituem os já obsoletos M60, de fabrico norte-americano.

Os Leopard são de desenho alemão, embora a Holanda os construa sob licença. São considerados dos sistemas de armas mais avançados do mundo. A compra destes carros de combate topo de gama terá custado ao Estado português cerca de 80 milhões de euros. Na altura da decisão da sua aquisição, o general Pinto Ramalho classificou o apetrechamento do Exército com estes tanques como um passo importante para uma "maior adequabilidade operacional no quadro da Nato", permitindo uma aproximação "aos exércitos de referência". Actualmente, 14 exércitos mundiais estão equipados com este tipo de carros de combate: Alemanha, Canadá, Espanha, Brasil, Holanda, Grécia, Áustria, Turquia, Chile, Finlândia, Noruega, Polónia, Singapura.

Portugal começou a receber os novos carros de combate em finais de 2008. No passado mês de Abril, durante o primeiro exercício de fogo real com estas novas armas, o chefe de Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, assumiu a intenção de adquirir mais 16 destes carros, por forma a permitir ao Exército a formação de três esquadrões com tanques de "última geração". O novo sistema de treino deverá estar operacional na Base de Santa Margarida - sede da Brigada Mecanizada - no terceiro quadrimestre de 2010. Neste negócio não houve contrapartidas ou qualquer participação de empresas portuguesas.

Segundo o DR, 850 mil euros servirão para pagar a aquisição do próprio equipamento. Os restantes 35 mil servirão para as "despesas necessárias com a formação e treino dos operadores do sistema a adquirir e respectiva manutenção". No mesmo despacho, o Ministério da Defesa anuncia que a compra se fará por ajuste directo, uma vez que "não se encontra sujeita à concorrência de mercado e, por conseguinte, de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 5.º do Código de Contratos Públicos (CCP), a contratação está excluída da sujeição obrigatória aos tipos de procedimentos de contratação previstos na parte II da CCP".

Sugerir correcção