A união faz o baixo preço Ficha Técnica

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Robusto, acessível e económico - estas são as características do Dacia Duster, o primeiro SUV da marca romena do grupo Renault. E o preço, refere João Palma, ainda poderia ser mais atractivo se não fosse o peso da carga fiscal...

O Duster, já à venda em Portugal, é um SUV (Sports Utility Vehicle) fabricado pela Dacia que, como todos os veículos da marca romena, tem um preço competitivo (a partir de 15.600 euros) e a fiabilidade mecânica dos modelos do grupo Renault. Com três níveis de equipamento, Pack, Confort e Confort Cuir, outras tantas motorizações, 1.6 105cv, a gasolina, 1.5 dCi de 85cv e 110cv, a gasóleo (esta só em Junho), pode ter tracção dianteira ou integral (também em Junho, só com o 1.5 dCi de 110cv).

Este SUV, com 4315 mm de comprimento, 1822 mm de largura e 1695 mm de altura, tem as dimensões de um veículo do segmento C, mas preços de segmento B. E o custo poderia ser menor se não fosse a pesada carga fiscal portuguesa (quase 50 por cento do valor). Em países como França e Espanha, a versão de entrada (1.6 16v 105cv Pack) custa 11.900 euros; em Portugal, 15.600 euros...

Esta economia de custo deve-se ao facto de o equipamento estar reduzido ao básico e a Dacia utilizar motores e elementos de reconhecida fiabilidade já usados noutros modelos da Aliança Renault Nissan, não apresentando quaisquer novidades. Aliás, por ter modelos fiáveis e baratos, surpreendentemente, o maior mercado europeu da Dacia é a Alemanha...

Os motores 1.6 16v 105cv, a gasolina, e 1.5 dCi de 85cv que equipam as versões com tracção dianteira vêm acoplados a uma caixa manual de 5 velocidades. O propulsor 1.5 dCi de 110cv traz uma caixa manual de 6 relações. Esta, na variante com tracção integral, tem uma primeira muito curta que cumpre parcialmente as funções de uma redutora e permite atacar subidas de inclinação média/alta sem necessidade de pisar o acelerador; o mesmo sucede em descidas, onde impede que o carro atinja velocidades elevadas.

Na versão com tracção integral, a distribuição da força do motor às rodas processa-se através de um selector com três posições: 2WD (4x2), Auto (distribuição automática, desde 100 por cento à frente até 50/50, conforme as condições do terreno) e Lock (4x4 permanente, que, acima dos 60 km/h se desliga e passa a Auto). Com uma parte inferior reforçada para evitar danos na carroçaria, o Duster tem uma altura ao solo de 210 mm, 30º de ângulo de entrada, 23º de ângulo ventral e 36º de ângulo de saída. Na variante 4x2, pode enfrentar situações de média/baixa dificuldade; com tracção 4x4, o Duster pode circular em pisos de média/alta exigência e permite inclusive o cruzamento de eixos.

O Dacia Duster tem linhas simples, combinadas com o visual de um SUV robusto. No interior, os plásticos são duros e o equipamento é básico. Mas a sensação de robustez mantém-se, os bancos são confortáveis e há espaço para cinco ocupantes. A mala tem 475 litros na variante 4x2 (1636 litros com os bancos rebatidos) e 408 litros (1570) na versão 4x4.

O nível de entrada, Pack, traz de série airbags frontais, laterais dianteiros, aviso de colocação de cintos, fecho centralizado, vidros eléctricos e barras de tejadilho; como opções propõe ar condicionado manual (700 euros), rádio/CD (300 euros) e rádio/CD com MP3 (350 euros). O Confort adiciona ar condicionado manual, banco do condutor e volante reguláveis em altura, banco traseiro rebatível 1/3-2/3, faróis de nevoeiro, retrovisores eléctricos, vidros traseiros eléctricos, jantes em liga leve de 16 polegadas, protecções dianteiras, traseiras, embaladeiras e barras do tejadilho em cromado acetinado; os 2 rádios/CD são opções. Por último, o nível Confort Cuir (só disponível com o motor 1.5 dCi de 110cv) acrescenta estofos, volante e punho de mudanças em couro e, como opções, além dos rádios, o programa electrónico de estabilidade (ESP).

Sistemas de navegação, de regulação de velocidade, airbags de cortina ou de joelhos, sensores de chuva, luminosidade, estacionamento ou de pressão dos pneus, tecto de abrir, comandos no volante, entre outras "mordomias", não estão disponíveis nem como opção - o Duster foi concebido para ser um SUV barato. Também por isso, e por falta de alguns dispositivos de segurança de série, como o ESP, os responsáveis da marca não esperam obter muito mais do que três estrelas nos testes do EuroNCAP...

Estão ainda previstas, a médio prazo, versões do Duster a GPL e bioetanol.Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço em Euros

1.6 16v (105cv) 165 km/h 7,5 l/100km (gasolina) 177 g/km 15.600*

1.5 dCi (85cv) 155 km/h 5,1 l/100km (gasóleo) 135 g/km 17.500*

1.5 dCi (110cv) 171/168 km/h 5,3/5,6 l/100km (gasóleo) 139/145 g/km 19.700/23.500**

* Nível de equipamento Pack.

** Tracção dianteira/tracção integral. Disponível em Junho. Nível de equipamento Confort Cuir.

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