Chefes do Governo da Índia e Paquistão encontram-se amanhã

Os chefes dos Governos da Índia e o Paquistão deverão encontrar-se amanhã no Butão, indicou hoje o porta-voz do Ministério indiano dos Negócios Estrangeiros.

A reunião entre os dois arqui-inimigos, ambos com arsenal nuclear, decorrerá à margem de uma cimeira regional.

Os contactos entre ambos para fazer avançar o processo de paz estavam congelados desde os atentados de Bombaim, que em Novembro de 2008 mataram 166 pessoas, e que as autoridades indianas atribuem a islamistas paquistaneses.

Mas hoje, o porta-voz Vishnu Prakash anunciou em Thimphu, capital do Butão: “Os primeiros-ministros da Índia e do Paquistão terão uma reunião bilateral amanhã”, cita a AFP.

Do lado de Islamabad saiu um comunicado com um conteúdo semelhante; mas de nenhuma das partes se ficou a saber os tópicos da conversa que o primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, terá com o seu homólogo indiano, Manmohan Singh.

Uma reunião entre os mais altos diplomatas dos dois países já ocorreu em Fevereiro, em Nova Deli, sem qualquer avanço a não ser a perspectiva de um novo encontro. Mas Gilani e Singh não estão juntos desde o ano passado.

A Reuters refere que os Estados Unidos têm estado a pressionar os dois lados para reduzir a tensão, para que o Paquistão se possa focar na ajuda à guerra contra os taliban e a Al-Qaeda na sua fronteira com o Afeganistão.

Mas o encontro está a ser precedido de uma acusação que pouco vem facilitar uma aproximação. Uma diplomata indiana que trabalha no Alto Comissariado da Índia em Islamabad (a representação diplomática no país) foi detida pelas autoridades paquistanesas por suspeita de espionagem.

“Temos razões para crer que um funcionário da embaixada da Índia em Islamabad transmitiu informações aos serviços secretos paquistaneses”, declarou Vishnu Prakash aos jornalistas. “O funcionário está a cooperar com as nossas investigações e pedidos de informações.”

Trata-se de Madhuri Gupta, de 53 anos e segunda secretária da embaixada, onde trabalhava no gabinete da informação. Estaria sob vigilância há seis meses, informou uma fonte policial citada pela AFP. A funcionária é acusada de transmitir a Islamabad, onde estava colocada há três anos, informações vindas do chefe dos serviços secretos indianos, bem como investigações e análises.

A agência indiana PTI acrescenta que Gupta foi chamada a Nova Deli com o pretexto das discussões na cimeira regional no Butão, e que foi detida em sua casa.

O diário britânico “Times” escreve que não é provável que este caso afecte o encontro entre Singh e Gilani, mas que poderá aumentar a desconfiança entre as duas capitais – que desde a independência, em 1947, já travaram três guerras.

Sugerir correcção
Comentar