Sporting começou melhor, Aimar acabou com tudo

Foto
Aimar remata para o 2-0 Nacho Doce/Reuters

O argentino esteve em dúvida e Jesus fez durar o bluff até à véspera do jogo. Mas Saviola não recuperou. O treinador não vacilou porque sabe que tem outro joker: também argentino e ainda mais frágil que “El Conejo”. E guardou-o. Aimar ficou no banco até ao intervalo e depois Jesus cedeu-lhe o palco no regresso das cabinas – começou aí o fim do Sporting e estendeu-se a passadeira do título para o Benfica.

Cardozo lesionou-se num lance com Carriço e foi assistido. Pediu para sair. Jesus aguentou-o em campo mas fez aquecer Kardec. Faltava menos de meia hora para o final e o empate ameaçava estender-se. O paraguaio respirou fundo e permaneceu, ainda mais estático do que tinha sido até aí – e foi crucial. Ter ficado quieto na pequena área permitiu-lhe dar uso ao seu letal pé esquerdo, depois do remate falhado de Coentrão. A Luz explodiu com o 21.º golo do avançado, que lhe permite ainda ultrapassar Falcao na lista dos melhores marcadores, e a vitória estava ao alcance depois do susto na hora inicial.

Porque foi o Sporting a entrar melhor. Carvalhal, que completou uma volta à frente dos “leões”, não inventou na táctica nem na equipa, colocou aquela que era anunciada. E venceu a primeira batalha a Jesus: com pressão alta, o futebol do Benfica, mandão quando joga em casa – alcançou nesta terça-feira a 12.ª vitória na Luz em 13 jogos – não apareceu. Estava aos soluços e obrigava David Luiz a arriscar (num desses lances perdeu para João Pereira, que falhou isolado). Os adeptos estranharam e o “leão” aproximou-se muito de Quim, mas apesar de mais ataques, mais cantos e mais remates, chegou ao intervalo sem golos.

Depois entrou Aimar. O argentino substituiu a aposta inicial (falhada) de Jesus – Éder Luís nem se viu. E o futebol na Luz mudou. Após uma entrada de carrinho a destempo, o árbitro perdoou a expulsão a Luisão, a única mancha na segunda parte quase perfeita dos “encarnados”, e nada conseguiu parar a avalancha de ataques, só aqui e ali interrompidos com tímidos contra-ataques do adversário, decapitado pelo mau jogo de Liedson e pela falta de acompanhamento de Djaló e João Pereira, que fez de extremo.

Com mais espaço para Di María, que não aceitou o palco, e liberdade para Aimar, o Sporting foi sendo empurrado para a sua área. Caiu com o golo de Cardozo (aos 68 minutos) e desapareceu de vez com o slalom de Aimar, que só terminou com o estádio a seus pés. Faltavam 15 minutos e estava tudo feito. Estava encontrado o vencedor, o herói e a vítima.

Quase 60 mil benfiquistas faziam a festa. Mas Jorge Jesus queria mais. Virou-se para o público a pedir mais. Mais voz, mais apoio. Porque após os golos, o vulcão deitou todo o seu temor para fora e explodiu. São sete vitórias consecutivas na Liga e a eliminação a meio da semana em Liverpool como que deixou de causar mossa. Agora, é um Benfica com uma só missão e de braço dado com os números que lhe são favoráveis.

A estatística não só se manteve inalterada no seu curso, como ainda aumentou mais uns pontos a favor do Benfica, que não só dispõe agora de 26 pontos de diferença para o Sporting – a segunda maior de sempre – como está a sete pontos do título. E se a história seguir o seu caminho sem percalços, os “encarnados” serão mesmo campeões: nos 31 títulos que as “águias” têm no currículo, só perderam um derby no Estádio da Luz…

Ficha de jogo

Benfica, 2


Sporting, 0


Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa. Assistência
59.317 espectadores.

Benfica

Quim 6, Ruben Amorim 6, Luisão 5, David Luiz 6, Fabio Coentrão 6, Javi Garcia 6, Ramires 5, Carlos Martins 5 (Airton -, 86’), Di María 4, Eder Luís 4 (Aimar 8, 46’) e Cardozo 6 (Kardec 5, 69’).

Sporting

Rui Patrício 5, Abel 5 (Saleiro 5, 69’), Tonel 5, Carriço 5, Grimi 4 (Matias -, 79’), Pedro Mendes 5, João Pereira 4, Miguel Veloso 6, João Moutinho 6, Yannick Djaló 5 e Liedson 4.

Árbitro

João Ferreira 4 , de Setúbal.

Amarelos

Rui Patrício (41’), Abel (44’), 
Luisão (47’), Fábio Coentrão (56’), Di María (76’), Miguel Veloso (88’).

Golos

1-0, por Cardozo, aos 68’; 2-0, por Aimar, aos 78’.

Notícia corrigida às 11h02 de quarta-feira. Onde se lia “12.ª vitória na Luz em 11 jogos” passa a ler-se “12.ª vitória na Luz em 13 jogos”.
Sugerir correcção
Comentar