Nova ala pediátrica do Hospital de São João deve arrancar este trimestre

O director de marketing do Hospital de São João, do Porto, Jorge Jorge, admitiu hoje que as obras da ala pediátrica do hospital deverão arrancar ainda este trimestre, estando apenas dependentes da decisão do Tribunal de Contas.

“A obra está a seguir os procedimentos normais. Tivemos uma ligeira pausa, por causa do chumbo do Tribunal de Contas, mas nada de alarmante”, disse o responsável. Jorge Jorge está optimista quanto à celeridade do processo: “Estamos a aguardar apenas a resposta para dar continuidade, mas tudo está encaminhado e acreditamos que no próximo trimestre arrancará a obra”.

O Hospital de São João lançou em Janeiro o concurso público para o projecto de arquitectura do Hospital Pediátrico Integrado, seguindo as recomendações do Tribunal de Contas, que em Dezembro chumbou o contrato celebrado por ajuste directo. Depois de conhecido o resultado do concurso público para o projecto de arquitectura, o novo contrato terá que ser validado pelos juízes do Tribunal de Contas.

Só depois poderá ser lançado o concurso para a construção, um investimento de cerca de 15 milhões de euros (com equipamento incluído), sem financiamento do erário público. A mascote do Hospital de São João (HSJ) do Porto - o ‘Joãozinho’ - esteve presente na apresentação, ontem, do novo musical de Filipe La Féria, depois de se ter “deslocado” a Lisboa para ser recebido por Maria Cavaco Silva em Belém e por Jaime Gama na Assembleia da República.

“São iniciativas de difusão da campanha ‘Um Lugar Pró Joãozinho’, que se assume cada vez mais como um projecto não só nacional, mas internacional”, acrescentou. O projecto “Um lugar para o Joãozinho” foi lançado em Maio de 2009 com a finalidade de angariar fundos para a construção de uma nova ala pediátrica no Hospital São João, no Porto.

Sugerir correcção
Comentar