Auditoria à Feira do Livro é uma novidade do certame deste ano

Foto
Feira estará decorrerá este ano entre 29 de Abril e 16 de Maio Miguel Manso

Editores querem candidatar Lisboa a capital mundial do livro em 2013, no caso de não ser escolhida para 2012 uma cidade europeia

A 80ª edição da Feira do Livro de Lisboa será a primeira a ter uma auditoria independente, para garantir que as regras de funcionamento e de preços e descontos fixados sejam cumpridas. Esta é a primeira novidade do evento deste ano que se realiza entre 29 de Abril e 16 de Maio, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e entre 27 de Maio e 13 de Junho, na Avenida dos Aliados, no Porto. Terá 237 pavilhões de 120 editoras - sendo 16 da Leya - , horários alargados e uma programação cultural e infantil.

Será também a primeira vez em que os editores estão representados numa única associação, salientou Paulo Teixeira Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), uma vez que esta se fundiu com a União de Escritores Portugueses no ano passado. O orçamento do evento, afirmou, não será divulgado pela APEL.

Este ano, os horários vão ser alargados, mais do que o foram no ano passado, ficando a feira aberta entre as 12h30 e as 23h30 (nos dias de semana). Entre as outras novidades, haverá em paralelo com a feira um programa cultural com concertos ao ar livre, ao fim da noite, e leituras e debates previstos para o final da tarde. Outra das ambições é alargar o programa às crianças e propor aos domingos de manhã espaços com contadores de histórias e espectáculos de marionetas. A lista de convidados e participantes na programação cultural só mais tarde será divulgada, sabendo-se já que o editor Fernando Guedes, fundador da Verbo, será homenageado.

Paulo Teixeira Pinto, que é também presidente do grupo editorial Babel, aproveitou a apresentação do evento aos jornalistas para confirmar a intenção de a associação, em acordo com a Câmara Municipal, apresentar a candidatura de Lisboa a capital mundial do livro 2013 - se não for escolhida para 2012 uma capital europeia o que seria um impedimento. Anunciou também a realização do primeiro congresso de editores em Portugal este ano, um evento para o qual, disse, serão convidadas todas as editoras.

Sugerir correcção