Passos Coelho arrebata PSD com mais de 61 por cento dos votos

Pedro Passos Coelho
Fotogaleria
Pedro Passos Coelho Rui Gaudêncio
Pedro Passos Coelho
Fotogaleria
Pedro Passos Coelho Rui Gaudêncio
Pedro Passos Coelho
Fotogaleria
Pedro Passos Coelho Rui Gaudêncio
Pedro Passos Coelho
Fotogaleria
Pedro Passos Coelho Daniel Rocha

O novo líder promete contar com os adversários e diz não ter recebido um cheque em branco mas sim um voto de confiança dos militantes.

Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD. "O PSD tem agora uma liderança inequívoca", afirmou no discurso de vitória, esta madrugada, em Lisboa. E assim que teve a certeza de que ia ganhar a primeira coisa que fez foi telefonar a Paulo Rangel e a Aguiar-Branco a dizer que conta com os candidatos derrotados. Unidade é agora a sua palavra de ordem e a "primeira missão" para "um partido grande que volta a renascer".

O novo líder foi eleito com 61,06 por cento dos votos, enquanto Paulo Rangel conseguiu 34,47 por cento, José Pedro Aguiar-Branco 3,61 por cento e Castanheira Barros 0,23 por cento, disse aos jornalistas Assunção Esteves, do Conselho de Jurisdição do partido, quando estavam apuradas 310 das 360 secções de voto. A participação eleitoral terá atingido uma dimensão recorde. Foram validados 43959 votos.

Passos Coelho apresentou-se a assumir a vitória já perto de uma da madrugada de hoje, visivelmente nervoso. Teve palavras de simpatia para os seus adversários, garantiu que os vai convidar para os órgãos nacionais, mas recusou-se para já a dizer se Aguiar-Branco vai ser convidado para assumir a liderança do grupo parlamentar.

Teve também uma palavra de simpatia para Manuela Ferreira Leite, que "não conseguiu o resultado mais positivo", mas merece "homenagem"

Repetindo sempre a palavra unidade e disse que não recebeu dos militantes "um cheque em branco", mas uma vitória clara para liderar o partido. "Ficou provado que o PSD não está dividido, não está balcanizado e que não é um saco de gatos", afirmou. Já hoje diz que a sua missão é começar a "unir o PSD".

Os primeiros sorrisos nos rostos dos apoiantes de Passos Coelho começaram a aparecer nos rostos dos muitos militantes que enchiam a sede na Rua Brancamp por volta das 23h30. Mas as primeiras palmas na sala só aconteceram, já depois da meia noite e meia, quando José Pedro Aguiar Branco deu os parabéns ao vencedor. Os sorrisos abriram-se ainda mais quando os apoiantes de Passos Coelho viram Paulo Rangel assumir a derrota.

O segundo candidato mais votado, Paulo Rangel declarou ontem a sua "disponibilidade para combater a verdadeira alternativa àquele que foi sempre o único adversário", o PS. Depois de expressar o seu orgulho por a sua campanha "nunca ter dirigido nenhum ataque" contra os seus oponentes, prometeu uma "atitude de lealdade e cooperação para que o PSD seja uma alternativa" ao Governo de José Sócrates. O eurodeputado assumiu que Pedro Passos Coelho conseguiu uma "vitória clara e expressiva", considerando a percentagem atingida pela sua candidatura como "um resultado honroso"

No Porto, José Pedro Aguiar-Branco pediu ao novo líder do partido, Pedro Passos Coelho, a quem felicitou, que una o partido. "É tempo de acabar com as guerrilhas e as trincheiras internas que dividem o nosso partido". A sala aplaudiu, mas a maior ovação ouviu-se quando Aguiar-Branco se dirigiu ao novo presidente, em tom de desafio, dizendo que "é fundamental ter a coragem para levar o caso TVI até ao fim".

Passos Coelho ganhou em 17 das 18 secções de voto do Porto, a maior distrital do partido. O novo líder terá conquistado todos os distritos do país, com excepção da Madeira.

As eleições directas para o líder do PSD registaram uma afluência recorde e não se registaram incidentes. Ao princípio da noite, ainda sem dados oficiais, Assunção Esteves, membro do conselho de jurisdição, afirmava aos jornalistas, na sede do PSD que "não houve incidentes" e houve um maior número de militantes a votar do que em 2008.

Desde que há directas para o presidente do PSD, em 2006, a maior taxa de participação registou-se em 2007, no frente-a-frente entre Luís Filipe Menezes e Luís Marques Mendes (votaram 62,5 por cento dos militantes com as quotas em dia).

Para os candidatos, o dia de votação - que decorreu entre as 17h00 e as 23h00 - foi quase um dia normal de campanha, nas eleições internas não há período de reflexão. Pedro Passos Coelho passou por Setúbal e Lisboa, Paulo Rangel esteve no Porto, José Pedro Aguiar-Branco passou a manhã no Parlamento, sem fazer campanha. O quarto candidato, Castanheira Barros, que não fez campanha, e, na hora de pôr o voto na urna, em Coimbra, disse ter votado com sentimento de "missão cumprida".

Os militantes também votaram nos delegados ao XXXIII congresso, de 9 a 11 de Abril, em Carcavelos, que vai escolher os órgãos nacionais - Comissão Política, Comissão Nacional e Conselho de Jurisdição.

O primeiro resultado divulgado durante o dia, veio da Ásia, de Macau. Pedro Passos Coelho ficou em primeiro lugar com 19 votos, enquanto Paulo Rangel obteve um voto, de um total de 27 militantes.

Sugerir correcção
Comentar