Quem vê caras descobre um novo coração Skoda Fabia

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A nova imagem dos modelos Fabia e Roomster traz consigo também os novos motores da família Volkswagem. Mais eficientes, poupados e ecológicos, como explica José Augusto Moreira

Não é apenas uma evolução estética. Às mudanças no visual dos modelos Fabia e Roomster, a Skoda junta a oferta de melhor equipamento e motores de nova geração que representam também uma maior eficiência a par de menores emissões poluentes e consumos um pouco mais contidos. A incorporação dos novos blocos TSI e TDI do grupo Wolkswagem, que passam agora a equipar estes dois modelos do construtor checo, estão verdadeiramente na base de todo o restyling, uma vez que houve necessidade de redesenhar toda a estrutura da frente dos carros para os acolher. É caso para dizer que quem vir as novas caras do Fabia e Roomster descobrirá também um novo coração.

Apesar da evolução, o representante em Portugal anuncia uma manutenção em geral dos preços actuais, que partem dos 14.140 euros, para a versão a gasolina menos potente do Fabia, e vão até aos 26.487 euros, correspondente ao 1.9 TDI com 105cv do Roomster (motor que vai desaparecer do mercado). O certo é que apenas uma das motorizações até agora comercializadas se vai manter, sendo necessário esperar para ver de que forma é que os preços se vão actualizar. Por enquanto, o importador diz apenas que "embora os preços não estejam ainda definidos, a competitividade das gamas Fabia e Roomster será reforçada como resultado da manutenção geral dos preços". A ver vamos, como é costume dizer-se.

Com a nova aparência, que é sobretudo evidente na frente de ambos os modelos, a Skoda pretende dar-lhes um aspecto mais moderno e dinâmico, conseguindo também o objectivo de unificar a "linguagem" estética de toda a gama. Sobressai o conjunto formado pela grelha e faróis e o novo pára-choques, onde são agora evidentes as linhas horizontais que pretendem transmitir uma imagem mais forte e estilizada, à semelhança daquilo que acontecia já com os modelos Octávia e Superb.

Também no interior há alterações, com novos materiais e painel de instrumentos a transmitir uma maior sensação de qualidade, de que são espelho os acabamentos cromados do travão de mão e alavanca de velocidades. Há também novidades tecnológicas, como um interface adicional para utilização de iPod e uma entrada auxiliar USB. A par do visual de inspiração mais urbana e moderna, que claramente o aproxima dos parentes da família Volkswagem, o Fabia terá agora também dois modelos, um de inspiração off-road e outro com cariz desportivo. Trata-se, no primeiro caso, da versão Scout, que até agora estava apenas disponível na carrinha e no Roomster e ainda o modelo RS, com motor 1.4 TSI de 180cv e caixa DSG 7, disponível apenas por encomenda.

No que respeita aos motores a mudança é quase completa. Com a oferta de quatro motorizações a gasolina e três diesel apenas se manterá o menos potente dos actuais propulsores, o 1.2 gasolina de 70cv, que passará a ser o único bloco atmosférico da gama e mesmo assim apenas disponível para o Fabia. Já utilizados no Skoda Yeti e noutros carros da família Volkswagem, também os modelos Fabia e Roomster recebem agora os novos 1.2 TSI turbo a gasolina (que substituem os anteriores 1.4 e 1.6) nas versões de 86 e 105cv, mais eficientes e económicos e com emissões de 121g/km e 124g/km, respectivamente. Novidade é também a disponibilidade de uma caixa automática DSG 7 para a versão mais potente, em alternativa à caixa manual de 5 velocidades.

No capítulo diesel, o Fabia passa a dispor também de um 1.2 TDI de 75cv (indisponível na gama Roomster). Já o novo 1.6 TDI apresenta versões com 90 e 105cv (substituem os 1.4 TDI e 1.9 TDI) utilizando injecção por conduta comum, igualmente mais eficientes e menos poluentes.

FICHA TÉCNICA

Skoda Fabia

Motorizações Ac. 0/100 km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emissões CO2

1.2 TSI (86cv) 11,7s 177 km/h 5,2 l/100 km 121 g/km

1.2 TSI (105cv) 10,1s 191 km/h 5,3 l/100 km 124 g/km

1.2 TDI (75cv) 14,2s 166 km/h 3,8 l/100 km 99 g/km

1.6 TDI (90cv) 12,6s 176 km/h 4,2 l/100 km 109 g/km

1.6 TDI (105cv) 10,9s 188 km/h 4,2 l/100 km 109 g/km

Motorizações Ac. 0/100 km/h Veloc. Máx Cons. Médio Emissões CO2

1.2 TSI (86cv) 11,7s 177 km/h 5,2 l/100 km 121 g/km

1.2 TSI (105cv) 10,1s 191 km/h 5,3 l/100 km 124 g/km

1.2 TDI (75cv) 14,2s 166 km/h 3,8 l/100 km 99 g/km

1.6 TDI (90cv) 12,6s 176 km/h 4,2 l/100 km 109 g/km

1.6 TDI (105cv) 10,9s 188 km/h 4,2 l/100 km 109 g/km

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