Portugal estreia-se a perder no Hong Kong Sevens
Frente a uma selecção norte-americana motivada por ter alcançado a final da etapa anterior, em Adelaide na Austrália, Portugal teve o domínio do jogo durante a primeira parte mas a pouca agressividade a defender acabou por penalizar a selecção nacional.
O primeiro tempo acabou por decidir o rumo do jogo. Com muita posse de bola, os jogadores portugueses não conseguiram furar a defesa dos Estados Unidos e nas duas únicas posses de bola, os “Eagles” alcançaram dois ensaios.
A perder por 12-0 ao intervalo, a selecção portuguesa entrou bem na segunda parte. Pedro Leal marcou um ensaio logo no primeiro minuto de reduziu a desvantagem para sete pontos (12-5).
Na resposta, e aproveitando mais uma placagem falhada pelos portugueses, os Estados Unidos voltaram a chegar ao ensaio e abriram novo fosso de 12 pontos (17-5).
Nos últimos minutos Portugal conseguiu reagir e o jovem Veltionen Tavares obteve o segundo ensaio dos “Lobos” a um minuto do fim. Com 17-10 no marcador e ainda uma posse de bola, a selecção nacional tinha ainda a possibilidade de empatar a partida, mas já em período de descontos Frederico Oliveira largou a bola já dentro da área de ensaio.
Portugal, que neste torneio conta com uma equipa com média de idades inferior a 23 anos, volta a jogar amanhã frente às duas outras selecções do grupo: Fiji (vencedora do Circuito Mundial de 2009 e da prova de Hong Kong do último ano) e Tailândia.