Ruy de Carvalho, António Feio, Beatriz Batarda e Manuela Maria hoje condecorados por Cavaco Silva

Foto
“Apanhou-me completamente de surpresa (...) e não tive tempo para digerir", disse Batarda à Lusa, após o anúncio Paulo Ricca

Ruy de Carvalho, António Feio, Beatriz Batarda e Manuela Maria são os quatro actores hoje condecorados pelo Presidente da República, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, que se celebra amanhã. A actriz Beatriz Batarda declarou-se surpreendida com o reconhecimento da mais alta figura do Estado, classificando-o como “muito avassalador”.

“Apanhou-me completamente de surpresa (...) e não tive tempo para digerir, nem sequer para reflectir muito sobre isso”, disse a actriz à Lusa, sublinhando que “o reconhecimento por parte do Presidente da República é um acontecimento importante na vida de qualquer pessoa”.

Neste momento envolvida na sua primeira encenação teatral, da peça “Olá e Adeusinho”, do dramaturgo sul-africano Athol Fugard, que se estreia amanhã, Dia Mundial do Teatro, no Centro Cultural do Cartaxo, Beatriz Batarda frisou ainda que esse reconhecimento é ainda mais importante pelo facto “desde muito cedo ter começado a trabalhar para o teatro e para o cinema no país”.

E na vida de uma pessoa com um percurso feito “com um desejo de uma expressão artística, que não é só pessoal e egocêntrica - há sempre um bocadinho disso - mas também para um público, muito consciente do público e do momento da partilha e da entrega, sentir que há um reconhecimento pela figura mais alta do nosso país, pelo Chefe de Estado, é muito avassalador”, concluiu.

O Presidente da República condecora hoje, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, sete personalidades ligadas à arte dramática, nomeadamente os atores Ruy de Carvalho, António Feio e Manuela Maria.

O actor Ruy de Carvalho é condecorado com o grau honorífico de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada. Os actores António Feio, Beatriz Batarda e Manuela Maria e o encenador Joaquim Benite são condecorados como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Maria Custódia Venâncio é agraciada com o grau de Oficial da Ordem do Mérito.

A Companhia de Teatro Seiva Trupe recebe o grau de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

A cerimónia decorre a partir das 21h00 no Museu dos Coches, em Belém, e inclui a apresentação da peça “Sabina Freire” de Manuel Teixeira-Gomes pela Companhia de Teatro de Braga em co-produção com a Escola da Noite, de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar