Instâncias internacionais querem saber se o Governo tem condições políticas
A proposta de resolução socialista sobre o PEC é votada esta tarde na Assembleia da República e só poderá ser viabilizada se tiver a abstenção do PSD, o que já foi confirmado pela líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite.
Falando no final do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira referiu que o PEC apresentado pelo Governo português "foi bem recebido pelas instituições internacionais", acrescentando que era credível e uma boa estratégia para fazer face à crise e conseguir a consolidação orçamental.
“O que as instâncias internacionais e os mercados querem agora saber não é se Portugal tem uma boa estratégia, porque isso já sabem, mas se o Governo tem condições políticas para efectivamente a executar”, sustentou o ministro da Presidência.
Por essa razão, segundo Silva Pereira, na votação desta tarde da resolução do PS sobre o PEC, está “em jogo” a questão das reais condições políticas do executivo para aplicar este programa até 2013.
"O Governo tem esperança que haja um sinal de responsabilidade dos partidos da oposição nessa questão”, acrescentou o governante.