Moradores de Francos irritam Rui Rio por causa dos aumentos

Dois moradores do Bairro de Francos conseguiram irritar Rui Rio, no período dedicado às intervenções do público, da reunião do executivo. Os dois queixaram-se do aumento das rendas decorrentes das obras realizadas no bairro e que consideram terem sido mal feitas. Rio não gostou do tom e despediu-os com a frase: "Os senhores têm razão numa parte do que dizem, mas, pela forma como falaram, e por algumas mentiras que disseram, não vão ter uma resposta."

Fernando Costa e Fátima Ribeiro leram, à vez, declarações nas quais contestavam o aumento de renda posterior às obras no bairro. Ao longo das exposições, referiram que a câmara agira "de má-fé, porque nas reuniões com os moradores nada foi falado sobre rendas"; que "o prédio ficou pior"; que o aumento de renda era "repugnante"; que não se justificava a passagem do bairro do grupo I (considerado o pior) para o grupo II da classificação da autarquia porque "a requalificação das obras de fachada destruiu as casas por dentro"; e que "o material usado nas obras foi do mais fraco que pode existir".

Ambos saíram depois da Rio anunciar a decisão de não responder. Rui Sá questionou a atitude do presidente, dizendo não a compreender. Ainda visivelmente irritado, Rio afirmou que os munícipes tinham ido à reunião "criticar de forma mentirosa" e que não admitia o tom de "comício político". Ainda assim, o presidente confirmou o problema com as obras. "Nada me aborrece mais do que ter consciência que estas coisas existem", disse. Sá questionou se não seria mais legítimo que o aumento de rendas se processasse após a correcção de obras mal executadas. Rio não respondeu.

Sugerir correcção