Red Bull Air Race era para levantar voo no Tejo mas afinal irá aterrar no Douro

Foto
Consenso foi anunciado ontem após um almoço entre os dois autarcas RUI GAUDÊNCIO

António Costa e Rui Rio selaram ontem na capital um acordo para a realização alternada da prova. Edição de 2010 deve voltar ao Norte. Portugal mantém-se no calendário até 2013

Tantas piruetas a Red Bull Air Race deu que se arrisca a ir parar ao mesmo sítio: as margens do Douro. Depois de toda a polémica instalada com a escolha da cidade para albergar a corrida de aviões este ano, os presidentes das câmaras de Lisboa e Porto e a própria empresa que dá nome à prova mostraram-se ontem favoráveis a uma inversão de planos. A corrida dos "Fórmula 1 dos céus" deve voltar ao Norte em 2010 e passará a ser feita em alternância entre o Douro e o Tejo, nos próximos quatro anos.

"Estão criadas as condições entre Lisboa e Porto para que o campeonato se possa realizar alternadamente nas duas cidades", revelou ontem o presidente da câmara da capital, António Costa, no final de um almoço com o autarca do Porto, Rui Rio. A Red Bull diz que esta proposta é "interessante" e que está "empenhada em manter Portugal no calendário em termos futuros".

Em comunicado, o presidente da Red Bull, Bernd Loidl, adianta que "foi solicitado à empresa que revisse as opções apresentadas, o que poderá implicar a presença no Porto e Gaia já no calendário de 2010". Isto porque, como Rui Rio também assumiu, "o Porto não terá em 2011 meios logísticos e financeiros que permitam receber a corrida", porque organiza, nesse ano, o Circuito da Boavista.

O próprio António Costa disse ontem não ter nada contra a Air Race no Douro este ano, já que a capital também é anfitriã de um evento de peso: o Rock in Rio 2010. "Convém ao Porto, não desconvém a Lisboa, se convier à Red Bull, tudo bem", disse, ressalvando que falta o acordo das outras câmaras envolvidas (Vila Nova de Gaia e Oeiras) e dos parceiros.

Vítor Costa, presidente do Turismo de Lisboa (TL), disse à Lusa que "sempre houve abertura para que a prova fosse no Porto, mas a organização alegou razões técnicas para que não se realizasse lá". Segundo Vítor Costa, estas limitações já foram ultrapassadas, pois a prova não será exactamente no mesmo local do Douro.

Além disso, a alternância entre as duas cidades trouxe um bónus: manter a prova em Portugal por mais quatro anos. O contrato entre a Red Bull, o Turismo de Lisboa e as autarquias de Lisboa e Oeiras só previa a realização da prova na capital este ano.

Mais complicada pode vir a ser a questão dos patrocínios que já estavam a ser angariados para a Red Bull Air Race em Lisboa. António Costa desdramatizou a questão, dizendo estar "tudo salvaguardado".

Patrocínios? Ainda é cedo

Luís Mergulhão, director do Omnicom Media Group, empresa responsável por angariar patrocínios para a prova na capital, disse ao PÚBLICO ver com bons olhos a alternância entre Lisboa e Porto. Até haver uma decisão final sobre esta edição, o gestor diz que é cedo para falar sobre os patrocínios. Mas garante: "O evento tem projecção nacional e internacional, pelo que não há razão para um recuo dos patrocinadores devido à mudança de localização."

Depois de três edições no Porto, a Red Bull Air Race decidiu mudar-se em Dezembro para o Tejo, alegando "limitações naturais" do rio Douro, que condicionavam o desenvolvimento técnico da corrida aérea.

A decisão levantou críticas em várias frentes, quer entre os comerciantes e a população do Porto, quer em Lisboa, onde a oposição de António Costa denunciou um contrato "leonino" com a Red Bull. O protocolo, aprovado pelo executivo camarário com os votos contra da oposição, previa um custo total de 3,5 milhões de euros. Na falta de patrocínios, a factura seria das autarquias de Lisboa e Oeiras e do TL. No Norte, Gaia e o Porto pagavam 400 mil euros cada uma à Red Bull e o risco comercial ficava com a empresa Extreme. Agora, depois de tanta polémica, a prova deverá voltar ao Norte. Porque a Air Race é mesmo isso - uma prova de acrobacias.

Sugerir correcção