Obras no S. João vão melhorar os acessos

Câmara do Porto, Estradas de Portugal e Metro do Porto são as três entidades responsáveis pela requalificação e melhoria dos acessos ao Hospital de S. João. A intervenção, que implica o ordenamento do tráfego naquela zona e a mudança das paragens de autocarro, iniciou-se anteontem, tal como tinha garantido a governadora civil do Porto, Isabel Santos. Esta intervenção pretende acabar com o estacionamento irregular junto àquele hospital, tornando a circulação de viaturas de emergência mais fácil e acessível.

De acordo com o projecto, coordenado pelo Governo Civil do Porto, as obras vão reformular toda a envolvente de um dos maiores hospitais portugueses. A intervenção a cargo da Câmara do Porto passa pela colocação de dissuasores de estacionamento, mudança de paragens de autocarros, ajardinamentos e faixas de emergência. Já a Estradas de Portugal irá intervir num troço com cerca de 300 metros de extensão à face da Estrada Interior da Circunvalação. Compete-lhe ainda altear os lancis dos passeios, de modo a combater o estacionamento abusivo, e a criação de uma zona destinada às paragens de autocarros e à instalação de abrigos para os passageiros.

Logo que esta fase a cargo da câmara e da Estradas de Portugal esteja concluída, será a vez da Metro do Porto de avançar para o terreno, com o objectivo de evitar uma grande frente de obra junto ao hospital. A empreitada desenvolver-se-á pelo prazo de um mês. Margarida Gomes

Sugerir correcção