CDS diz que números do INE confirmam “modelo económico completamente errado”
“É uma má notícia mas infelizmente não é uma surpresa porque o Governo socialista tem apostado numa política e num modelo económico completamente errado, virada para o investimento público e não para o crescimento económico”, disse a deputada democrata cristã Cecília Meireles.
Considerando que o crescimento económico se faz “com iniciativa privada e com pequenas e médias empresas”, a deputada do CDS-PP acusou o Governo de apostar apenas “no investimento público”.
“A nossa principal preocupação tem que ser o desemprego. E o desemprego combate-se com iniciativa privada e com investimento privado. Grande parte desta recessão é explicada precisamente com a contracção do investimento”, disse.
Portugal registou uma queda de 1 por cento no último trimestre do ano passado, face ao período homólogo de 2008, e caiu 0,2 por cento face ao terceiro trimestre do ano passado, interrompendo dois trimestres de crescimento.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) revê assim, em baixa, a previsão inicial de estagnação nos últimos três meses do ano passado, “reflectindo sobretudo nova informação sobre o comércio internacional (valores nominais e deflatores)”, explica o organismo oficial das contas nacionais.
Para este ano, o Governo estima, no Orçamento do Estado e no Programa de Estabilidade e Crescimento, um crescimento do PIB de 0,7 por cento, valor que o ministro das Finanças se escusou hoje a alterar, quando questionado pelos jornalistas.