Berezovski ganha processo por difamação relativo à morte de Litvinenko

Foto
Berezovski congratulou-se com a decisão do tribunal Alexander Natruskin/Reuters

Exilado em Londres, Berezovski tinha alegado que a sua reputação foi seriamente afectada pelo facto de a estação de televisão estatal russa RTR Planeta ter emitido, em 2007, um programa que também foi visto no Reino Unido e que incluiu uma entrevista com um homem que afirmou terem-lhe sido oferecidas 40 mil libras, por Litvinenko, que trabalhou para Berezovski até à sua morte, para que prestasse declarações falsa, referir que pertencia ao KGB e que lhe tinha sido pedido para matar Berezovski.

O objectivo seria conseguir argumentos para que Berezovski pedisse asilo político a Londres e provar que o magnata russo estaria em perigo se voltasse à Rússia. No entanto, no mesmo programa de televisão, o apresentador sugeriu que Berezovski estaria também por detrás da morte de Litvinenko porque este fora testemunha do alegado apelo fraudulento de asilo por parte do magnata russo. Litvinenko seria uma testemunha importante para os acusadores russos que estariam a investigar as alegações de que o pedido de asilo de Berezovski se baseava em mentiras.

Ontem o tribunal decidiu que Berezovki deveria ser indemnizado. “Congratulo-me com o facto de o tribunal, neste julgamento, ter demolido as acusações da RTR”, adiantou o magnata russo, citado pela BBC. “Confio nas conclusões dos investigadores britânicos”. A RTR não se fez representar em tribunal e alegou que não teve oportunidade para se defender, adiantou a BBC.

Sugerir correcção
Comentar