OCDE confirma continuação da recuperação da economia mundial em Janeiro

Os indicadores avançados compósitos, usados sobretudo para detectar pontos de inflexão futura na conjuntura económica, aumentaram 0,8 pontos em Janeiro face ao mês anterior no conjunto dos países da OCDE, situando-se 11,3 pontos acima dos valores registados há um ano.

Segundo se lê no comunicado da OCDE, no caso dos países do G7, os sinais de recuperação são ligeiramente melhores que os registados em Dezembro.

No entanto, no Brasil (cujo indicador recuou duas décimas, embora se mantenha 14,2 pontos acima do nível de Janeiro de 2009) e na Índia a recuperação abrandou. A China e a Rússia, pelo contrário, revelaram sinais de recuperação no crescimento.

Nos EUA, o indicador composto avançado avançou 11 pontos face ao ano anterior, enquanto na zona euro melhorou 12,5 pontos e no Japão 10,7 pontos.