Armando Vara disse a Joaquim Oliveira que o mal que Moura Guedes tinha a fazer "já estava feito"

Foto
Vara também recebeu informações de Dina Aguiar Adriano Miranda

Tem por alvo uma conversa mantida, a 5 de Agosto de 2009, entre Vara e Joaquim Oliveira, que dá conta que ambos souberam da contratação de José Eduardo Moniz pela Ongoing cinco dias antes de esta ser tornada pública.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Tem por alvo uma conversa mantida, a 5 de Agosto de 2009, entre Vara e Joaquim Oliveira, que dá conta que ambos souberam da contratação de José Eduardo Moniz pela Ongoing cinco dias antes de esta ser tornada pública.

O empresário pergunta também ao então vice-presidente do BCP como é que vão resolver o problema de Manuela Moura Guedes, já que o seu marido e ex-director da TVI tinha declarado que antes das eleições “ninguém lhe tocaria”. É esta pergunta que leva Vara a responder que o mal já está feito, mas acrescenta também que Moniz “não sabe com quem se meteu”. Joaquim Oliveira corrobora, afirmando que os donos da Ongoing, Nuno Vasconcelos e Rafael Mora “não têm quaisquer escrúpulos”.

Na edição de hoje, a Sábado adianta também que um dos homens de confiança do líder do CDS/PP, Paulo Portas, teve um contrato de avença com o grupo PT, para o qual entrou pela mão do então administrador Rui Pedro Soares. Na altura era já também assessor do grupo parlamentar do CDS/PP. Segundo a revista, o nome de Pedro Guerra, ex-jornalista do "Independente", é “apanhado” numa escuta entre Rui Pedro Soares e o seu assessor Paulo Penedos.

Rui Pedro Soares estava em Espanha, alegadamente a ultimar com a Prisa, detentora da TVI, o negócio de venda de 30 por cento do capital desta estação pela PT. Entre os muitos pedidos que foi fazendo a Penedos, durante esta sua estadia, solicitou-lhe que contactasse “o Guerra”. A "Sábado" adianta que se trata de Pedro Guerra e que o pedido de contacto foi feito quando o CDS/PP se preparava para interpelar o primeiro-ministro José Sócrates sobre a compra da TVI, o que aconteceu no próprio dia, pela voz de Diogo Feio, que era então o líder parlamentar do PP.

Dina Aguiar informa Vara

A "Sábado" dá ainda conta de que a jornalista da RTP, Dina Aguiar, telefonou a Vara para o informar sobre algumas das notícias em torno do primeiro-ministro. Dina Aguiar foi interceptada numa escuta durante um telefonema que fez a Vara, onde lhe dá conta de uma conversa que tivera na véspera com a jornalista da TVI, Ana Leal, que tinha acompanhado vários dos casos que envolvem Sócrates. Nesta conversa teria ficado a saber de algumas notícias que a TVI tinha em mãos, envolvendo o primeiro-ministro.


A jornalista da RTP confirmou à revista que é amiga de Vara, mas que as suas informações teriam um sentido “certamente irrelevante”.