Italianos continuam a confiar na coligação de Berlusconi

Foto
Nem a recessão abala a popularidade do primeiro-ministro Max Rossi/Reuters

Segundo uma sondagem publicada hoje no Il Sole 24 Ore, as intenções de voto para as eleições regionais que se avizinham – a 28 e 29 de Março – mostram que a percentagem de apoiantes da coligação do primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, não diminuiu de forma significativa.

Os dados apontam, segundo a Reuters para um cenário em que a oposição poderá perder cinco ou seis das 11 regiões que actualmente controla para os partidos da coligação no poder. De acordo com a sondagem, citada pela agência, 37,2 por cento dos italianos inquiridos tencionam votar no partido de Berlusconi, Povo da Liberdade (PdL) – em Fevereiro eram 38,1 por cento - e 10,8 por cento na Liga Norte (10,5 por cento, em Fevereiro), pertencente à coligação no poder, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Democrático, subiu nas intenções de voto do eleitorado apenas 0,3 pontos percentuais em relação ao mês passado – de 29,5 para 29,8 por cento.

A percentagem de italianos que aprova a forma como o governo está a lidar com a crise caiu quatro pontos percentuais – de 53 para 49 por cento -, apesar de quase metade dos italianos estarem convencidos de que a situação económica vai piorar, de acordo com dados do final de Fevereiro citados pela Reuters. Ao mesmo tempo, as sondagens revelam que 70 por cento dos inquiridos consideram a actuação da oposição de centro-esquerda negativa.

Sugerir correcção
Comentar