Parque lúdico na antiga zona mineira da Urgeiriça

A antiga área mineira dos Valinhos, na Urgeiriça, Canas de Senhorim, foi transformada num parque lúdico, que hoje é inaugurado. As obras, que se iniciaram em finais de 2008 e custaram mais de 500 mil euros, tiveram como objectivo "transformar uma antiga área mineira num parque lúdico que possa ter utilidade para a população da zona", explicou à Lusa Gaspar Nero, administrador da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

A EDM concluiu já também a requalificação da parte da Oficina de Tratamento Químico, orçada em 1,2 milhões de euros. "Não vamos inaugurá-la no sentido formal, porque a zona industrial (das minas da Urgeiriça) tem duas componentes: uma a norte e outra a sul da estrada", explicou Gaspar Nero, considerando mais oportuno "abrir à população, em articulação com algumas entidades", quando os trabalhos estiverem concluídos em ambas. O mesmo frisou ser necessário que estes espaços requalificados sejam vividos e ocupados pela população.

A inauguração da requalificação ambiental da zona dos Valinhos segue-se à da Barragem Velha, que serviu de depósito a resíduos resultantes da exploração do urânio e era considerada a maior fonte de contaminação radioactiva da Urgeiriça, localidade onde esteve sediada a Empresa Nacional de Urânio.

Sugerir correcção