Director do JN diz que Granadeiro pedia conhecimento prévio de notícias sobre PT

Foto
José Leite Pereira diz que Granadeiro pedia conhecimento prévio de notícias sobre a PT e que Rui Rio quis demitir direcção do JN Artur Machado

O director do "Jornal de Notícias" garantiu hoje que a administração do título não intervém na política editorial mas admitiu que o anterior administrador pedia para ter conhecimento prévio das notícias sobre a empresa.

"Não há por parte da administração tentativas de intervir" na linha editorial do JN, assegurou José Leite Pereira à comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura.

"Não temos nenhuma discussão com a administração para não noticiar isto ou aquilo", afirmou, adiantando que "a única discussão [com a Controlinveste] versa sobre políticas estratégicas".

"Não há nenhuma intervenção do sr. Joaquim Oliveira nos conteúdos do jornal", sublinhou.

A anterior administração - antes da Controlinveste o jornal era detido pela PT/Lusomundo - tinha, no entanto, outra política.

Segundo adiantou José Leite Pereira, o presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, chegou a pediu-lhe para ser avisado antes da publicação de notícias sobre a empresa, apesar de garantir que a decisão do director prevaleceria quando houvesse desacordo.

Henrique "Granadeiro pediu-nos para, antes de publicarmos artigos sobre a PT, o avisarmos", disse José Leite Pereira, acrescentando que "se houvesse algum problema, o que prevaleceria seria a linha editorial".

Apesar dessa posição da Lusomundo, o director do JN assegurou não ter sentido "nenhuma intromissão no trabalho da redacção" por parte das administrações lideradas quer por Henrique Granadeiro, quer por Luís Delgado ou por Joaquim Oliveira.

O director do JN revelou, contudo, que o presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio "tentou demitir a direcção do jornal por várias vezes" intervindo junto da administração da Lusomundo.

Sugerir correcção
Comentar