A revolução do vinho português segundo Sarah AhmedOs 50 melhores vinhos portugueses de 2009

Foto

Pedro Garcias

A cena do vinho está mesmo a mudar em Portugal, e a uma velocidade que escapa aos próprios produtores. Basta olhar para a lista dos 50 melhores vinhos portugueses de 2009 que a jornalista inglesa Sarah Ahmed acaba de elaborar, a convite da Viniportugal (ver caixa): das suas escolhas, constam 14 vinhos brancos, o que confirma a ideia de que Portugal já não é mais um país de vinho tinto. Ou melhor, o tinto ainda domina, mas já não como há alguns anos. Em 2005, por exemplo, quando a Viniportugal (associação interprofissional de promoção do vinho português) começou a desafiar jornalistas britânicos a escolherem os 50 melhores vinhos de Portugal do ano, a eleição coube a Richard Mayson e este escolheu apenas tintos.

Sarah Ahmed, que em 2009 foi eleita pela APWI - Association of Portuguese Wine Importers como a melhor jornalista do ano para os vinhos portugueses, diz no seu blogue The Wine Detective que se está a assistir a "uma revolução na qualidade dos vinhos brancos de Portugal". "Num período relativamente curto de tempo, os brancos de classe mundial emergiram em Portugal e houve um salto quântico em termos da qualidade global. O Vinho Verde tem vindo a beneficiar da transformação mais deslumbrante, com o Alvarinho na vanguarda. Como a Touriga Nacional para os tintos, que espalhou a sua generosidade de Norte a Sul, a casta Alvarinho parece destinada a assumir o papel da variedade branca emblemática de Portugal", escreve, a justificar a existência de tantos brancos nas suas escolhas.

A jornalista inglesa realça também a consistência "fabulosa" dos vinhos do Douro, a região que predomina na sua lista, enaltecendo a sua crescente diversidade. O Douro agora não é apenas Porto e grandes vinhos tintos. "Hoje, forma uma matriz cada vez mais gloriosa de vinhos: tinto, branco, espumante, doces, com madeira, sem madeira", diz.

Todas as escolhas são subjectivas e a eleição de Sarah Ahmed certamente que não é consensual. Ela própria esclarece que não tentou fazer um top dos 50 melhores vinhos portugueses, porque se fosse esse o critério era inevitável que, ano após ano, surgissem quase sempre os mesmos vinhos. A sua ideia foi mostrar ao mercado inglês a nova face de Portugal, revelando também novos produtores e chamando a atenção para regiões emergentes e para outras que escapam aos radares dos distribuidores. Mas sem esconder a sua preferência pelos vinhos de lote de castas nacionais e de vinhas velhas, apesar de defender que o grande salto do vinho português se deu a partir do momento em que se começou a apostar a sério na vinha, com a plantação com critério de castas internacionais e portuguesas e a produção de vinhos de uma só casta.

Para fazer a sua lista, Sarah Ahmed visitou dezenas de produtores em Portugal e provou centenas de vinhos. As escolhas anteriores tinham sido feitas por Richard Mayson, Tim Atkin, Charles Metcalfe, Simon Woods e Jamie Goode. O próximo convidado será o jornalista escocês Tom Cannavan, um dos pioneiros da escrita sobre vinho na Internet.

"A ideia de promover os vinhos portugueses através deste evento surgiu especificamente porque há cinco ou dez anos poucas pessoas no Reino Unido acreditavam que Portugal podia produzir vinhos de alta qualidade. Esta amostra, já na sua quinta edição, tem permitido provar que os nossos vinhos nacionais estão ao nível do que outras nacionalidades produzem, colocando definitivamente Portugal no mapa dos países produtores de grandes vinhos", sublinha Ana Sofia Oliveira, Area Manager da ViniPortugal para o Mercado do Reino Unido. Em 2009, apesar da crise, os vinhos portugueses tiveram no Reino Unido crescimentos na ordem dos 10% em volume e 14% em valor.

Brancos

Lisboa

Quinta do Chocapalha Arinto 2008

Vinho Verde / Minho

Quinta de Ameal Loureiro 2008

Contacto Anselmo Mendes Alvarinho 2008

Quinta do Louridal Poema Alvarinho 2007

Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2008

Tejo

Vale d"Algares Branco Seleccion

Bairrada

Quinta das Bágeiras Garrafeira 2007 Vinho Branco

Beira Interior

Quinta do Cardo Síria 2008

Quinta dos Currais Colheita Seleccionado 2007

Dão

Quinta de Saes Reserva Branco 2008

Duriense / Douro

Poeira Pó de Poeira 2008 Branco

Niepoort Redoma Reserva Branco 2008

Alentejo

J. Portugal Ramos Vila Santa 2008 Branco

Adega da Cartuxa Pêra Manca 2007 Branco

Tintos

Colares

Quinta das Vinhas de Areia Fundação Oriente Ramisco 2005

Algarve

Monte da Casteleja Selecção Maria 2007

Lisboa

Monte d"Oiro Reserva 2006

Beira Interior

Quinta dos Currais Reserva 2003

Beiras

Filipa Pato Lokal Silex 2008

Luis Pato Vinha Barrosa 2005

Bairrada

Dão Sul Encontro 1 2007

Quinta da Dona 2004

Dão

Quinta Vale das Escadinhas, Quinta da Falorca T-Nac 2007

Dão Sul Quinta de Cabriz Colheita Seleccionada 2007

Quinta da Pellada Tinto Reserva 2006

Vinha Paz Reserva 2005

Quinta dos Roques Garrafeira 2003

Douro / Duriense

Quinta de S. José Colheita 2007

CARM Quinta do Côa 2007

Quinta do Noval Cedro do Noval 2007

Quinta do Noval Labrador 2007

Niepoort Redoma 2007

Quinta do Passadouro Reserva Tinto 2007

Lemos & Van Zeller Curriculum Vitae "CV" 2007

Quinta do Crasto Vinha de Ponte 2007

Quinta de Macedos Pinga do Torto 2005

Alves de Sousa Tinto Abandonado 2005

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2004

Quinta do Vale Dona Maria 2004

Alentejo

Herdade dos Grous 23 Barricas 2008

Terrenus Tinto 2007

Herdade de São Miguel dos Descobridores Reserva 2007

Herdade do Esporão Private Selection Garrafeira Tinto 2007

Herdade do Rocim Grande Rocim 2007

Herdade da Malhadinha Nova Malhadinha Tinto 2007 (VR)

Herdade de Mouchão Tonel 3-4 2005

Quinta do Zambujeiro 2004

Quinta do Mouro 2004

Um adeus doce

Quinta do Portal Late Harvest 2007

Quinta da Bacalhôa Moscatel de Setúbal Roxo 1999

Sugerir correcção